MENU

05/06/2023 às 18h38min - Atualizada em 05/06/2023 às 18h38min

Cavalgada de Araguaína deve entrar para o Guinness Book em 2024; prefeito destaca força do agro

33ª edição da cavalgada de Araguaína, a maior do mundo

Da Assessoria
Foto: AscomAraguaína / Marcos Filho Sandes
 
A abertura oficial da 55º Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) e a 33ª Cavalgada movimentaram o final de semana dos dias 3 e 4 de junho em Araguaína. Todos os anos, a programação artística, cultural e tecnológica da feira movimenta a economia da cidade e atrai um público de mais de 130 mil pessoas.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da união de diversos segmentos da economia para realização da Expoara e o quanto a prefeitura está investindo para, a cada ano, oferecer uma cidade cada vez mais estruturada para receber o público da feira.

Araguaína: Mais de 300 milhões de reais em investimento e 90 obras em andamento

“Estamos com mais de 300 milhões de reais em investimento e 90 obras em andamento. Araguaína é uma cidade que cresce de forma planejada e organizada, e nós estamos fazendo uma gestão para dar cada vez mais credibilidade para nossa cidade. Temos trabalhado com muito afinco e muita responsabilidade para que nós façamos de Araguaína uma das cidades mais importantes do Norte do Brasil”, afirmou o prefeito.

Wagner aproveitou o encontro com representantes do agronegócio para reforçar um pedido. “Continuem acreditando no nosso país, vamos continuar unidos, porque sabemos que o pequeno, o médio e o grande produtor rural são os que movimentam muito a economia do país. Araguaína tem uma força enorme neste segmento para ajudar a crescer o Brasil, porque o agro mantém nossas contas positivas. Então, não parem de produzir, porque vocês vão manter o nosso país de pé”.

De acordo com o presidente do SRA (Sindicato Rural de Araguaína), Wagner Borges, a movimentação e o aquecimento do comércio de Araguaína começam, pelo menos, dois meses antes da Expoara com diversas prestações de serviços e comercialização de produtos relacionados à feira. O presidente também ressaltou que os 12 dias de exposição devem gerar mais de R$ 200 milhões em negócios.

“No comércio, não se acha mais chapéu, botina, calça jeans. As lojas vivenciam um aumento médio de 30% nas vendas neste período. Só dentro do parque de exposições, são mais de mil empregos diretos gerados por dois meses”, afirmou o presidente do SRA.

A autônoma Maria Creuza da Silva é um bom exemplo das oportunidades que a Expoara gera para incrementar a renda das famílias. Há mais de 10 anos, ela monta sua tenda no Parque de Exposições, onde vende porções de pratos típicos, como chambari, panelada, peixe, frango, carne de sol e caldos.

“É mais uma renda para nós. Vem meus filhos, netos e pessoas de fora para me ajudar no serviço, que é 24 horas, e ainda a gente trabalha se divertindo, pois nos encontramos com muitos amigos aqui”, contou a comerciante.

Capital do Boi Gordo

Ainda durante a abertura oficial, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, destacou a capacidade agropecuária de Araguaína. “A cidade é recordista em abate de bovinos no Estado, o que demonstra o nosso potencial. Araguaína também é referência na genética e na qualidade dos bovinos. Além da Expoara, tudo isso é motivo de orgulho para todos nós”, disse Laurez.

A maior cavalgada do mundo: Guinness Book

Com um percurso de quatro quilômetros, a 33ª Cavalgada de Araguaína atraiu mais de 120 mil pessoas para as ruas da cidade, segundo o SRA. Dentre elas estava a cozinheira Lucilene Jesus, que percorreu mais de 550 km, de Paragominas, no Pará, até Araguaína, para curtir a festa. “Já tinha ouvido falar da Cavalgada, mas é o meu primeiro ano aqui. Está muito bonito, gostei demais e com certeza voltarei para cá no ano que vem”, contou.

Neste ano, 40 comitivas desfilaram pelas principais avenidas da cidade, reunindo mais de 5 mil cavaleiros e amazonas. De acordo com o presidente do SRA, o evento bateu o recorde, por isso está se organizando para oficializar esses números. “É a maior do mundo. Esta foi a cavalgada das cavalgadas, é um orgulho termos isso na nossa terra e no ano que vem nós vamos para o Guinness Book”, disse Wagner Borges.

“É muito importante ver a diversão das pessoas, o lado cultural, pois a Cavalgada faz parte da essência de Araguaína e ainda movimenta a economia da cidade. Esse evento proporciona oportunidades de negócio para milhares de pessoas, valorizando o empreendedorismo da cidade, que é muito forte”, finalizou o prefeito Wagner Rodrigues.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »