MENU

05/06/2023 às 18h18min - Atualizada em 05/06/2023 às 18h18min

Imperatriz e Amarante do Maranhão recebem visita estratégica da CGJ

Plano tático

Asscom - CGJ/MA
Foto: Divulgação: Paulo Falcão
 
Ao longo da semana, de 30 de maio a 2 de junho, a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizou plano tático na Comarca de Amarante do Maranhão e na 5ª Vara Cível da Comarca de Imperatriz, com o objetivo de auxiliar as unidades no cumprimento das metas nacionais, melhorar a gestão processual e a prestação de serviços à população. A ação é realizada por meio da Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ.

A visita estratégica está prevista no Plano de Gestão da CGJ – Biênio 2022/2024, atende à Diretriz 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda às corregedorias de Justiça do país, “Desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 ou com recorrente excesso de prazo de conclusão”.

Em Amarante do Maranhão, o plano tático foi realizado no plenário da Câmara Municipal, e contou com a participação massiva dos servidores e servidoras da unidade. Foram dois dias de trabalho, 30 e 31 de maio, com aulas detalhadas sobre os sistemas PJe e Termojuris, e um completo Raio-x da Secretaria e Gabinete.

O plano tático também contou com a participação atuante do juiz Danilo Berttôve Herculano Dias, construindo com sua equipe, o plano de ação para melhoria dos indicadores da Unidade. A unidade possui um acervo processual total de 6.334 processos, sendo 3.445 a julgar, 2.232 julgados e o restante entre remetidos, suspensos e acervo que não admite julgamento.

Já nos dias 1º e 2 de junho, em Imperatriz, foi a vez dos servidores e servidoras da 5ª Vara Cível participarem do plano tático, para superação das dificuldades encontradas pela unidade, e aprimoramento do trabalho com a melhor entrega da prestação jurisdicional.

A 5ª Vara Cível faz parte do grupo de Atenção do Programa de Acompanhamento das Unidades de 1º Grau, em razão de não ter cumprido as Metas 1 e 2 do CNJ. Os servidores ficaram muito animados com a visita, aprendendo muito com as orientações repassadas pela servidora Anna Carolina Vale, secretária judicial da 5ª Vara Cível de São Luís, e confiantes que, agora, haverá redução do acervo e cumprimento das metas.

A equipe da Corregedoria que atuou nas unidades também é composta pelas servidoras Luciana Baía, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Norma Diniz, supervisora de Projetos e Padronização; além do servidor Maycon Silva, da Divisão de Estatística. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »