MENU

04/06/2023 às 12h59min - Atualizada em 04/06/2023 às 12h59min

Protetor solar também deve ser usado no inverno

O protetor solar evoluiu muito! Além de proteger contra os raios UVA-UVB, na sua formulação original foram acrescentados vários ativos que tratam a pele. Consulte dermatologista que indicará o protetor solar ideal para você.

Da Redação
GB Edições
O protetor solar evoluiu muito! Além de proteger contra os raios UVA-UVB, na sua formulação original foram acrescentados vários ativos que tratam a pele. Leia os rótulos com atenção e encontra o adequado à necessidade de sua pele. / GB Imagem
    
O outono está se despedindo e dando lugar à temperatura mais fria. É o inverno que está dando as caras em grande parte do País. E assim, com o tempo mais frio, ficamos mais preguiçosos e com mais fome. A temperatura da água do banho aumenta e perdemos um pouco a vontade de nos cuidar. O sol aparentemente mais fraco dá a ideia errada que o protetor solar não é tão necessário assim. É comum negligenciar os cuidados com o rosto. Mas, não deve ser assim. Não pode ser assim.

Foi nos anos 1980 que começamos a ouvir falar de prevenção contra o câncer de pele e que o sol poderia se tornar um grande inimigo causando tão perigosa doença, capaz de deixar muitas sequelas. Foi nesta mesma época que entrou em cena o FPS - Fator de Proteção Solar.

Felizmente, desde então, o assunto se espalhou, a indústria cosmética avançou muito na área e, hoje, a preocupação continua, mas existem infinitos produtos, com vários níveis de FPS, que garantem proteção eficiente contra os raios nocivos do sol. Quando falamos nos produtos com FPS, não nos referimos somente aos protetores solares, mas existem também itens de maquiagem que prometem proteção e tratamento à pele.

E no inverno? Será que precisamos da mesma proteção contra os raios solares, já que o sol é mais “fraquinho”?

Os dermatologistas são unânimes ao afirmarem que o uso de filtro solar deve fazer parte da rotina diária de higiene. Todas as manhãs, assim como você toma banho ou escova os dentes, deve ser com o filtro, o qual deve ser aplicado trinta minutos antes de se expor à luz do dia. Lembrando que deve ser reaplicado várias vezes ao dia.

Assim tanto faz se é inverno ou verão, ou mesmo se o dia está chuvoso. Proteger e pele é preciso. Sempre.

Falamos na evolução da cosmética, atualmente os filtros solares podem ser encontrados associados a agentes que combatem aos radicais livres, como a Vitamina E, por exemplo, além de outros ingredientes que hidratam e repõem os nutrientes da pele.

No caso do uso de outros produtos, anti-idade, o ideal é limpar bem a pele, aplicar o protetor, aguardar a absorção e depois aplicar o creme de tratamento desejado e maquiagem. Isto é recomendado de um modo geral, mas é sempre bom recorrer a um especialista e procurar orientação específica para seu caso. 

 

Suas pernas merecem cuidados especiais

Pernas bonitas, que possam ser mostradas sem receio, é o desejo de todas, mas nem sempre é fácil conseguir isso. Bem, a dificuldade não deve ser motivo para desistir, é preciso ser persistente e ficar atenta à alguns detalhes.

Em primeiro lugar, não se pode esquecer das predisposições genéticas; depois tem os hábitos de uma vida inteira que podem tanto ajudar, como comprometer (e muito) a estética das pernas. Acidentes de infância, por exemplo, às vezes deixam cicatrizes permanentes e até inocentes picadas de insetos podem causar reações alérgicas que deixam marcas difíceis de apagar.

No entanto, com o avanço da medicina estética, a tais marcas indesejáveis podem ser tratadas e assim minimizadas, melhorando muito o aspecto geral.

Outros inimigos mortais são as constantes mudanças de peso, alimentação inadequada, falta de exercícios, estresse e distúrbios emocionais. Eles deixam sequelas tais como celulite, estrias, manchas e até varizes.

Assim, antes de optar pelo tratamento, é preciso consultar um especialista no assunto e encarar a sua realidade de vida com muita honestidade e, acima de tudo, otimismo. É preciso querer mudar algumas coisas, caso contrário o tratamento poderá gerar frustrações.

A drenagem linfática, desde que corretamente aplicada, é uma excelente aliada da saúde e beleza das pernas. É muito relaxante e por isso atua como coadjuvante no combate ao estresse. Geralmente, o método está disponível nas boas clínicas de estética, mas é sempre bom falar com seu médico antes de submeter-se a ela.

Os tratamentos de combate a varizes, e aos famigerados “vasinhos”, estão cada vez mais eficientes, sendo que uma cirurgia para retirada de varizes pode ser feita através do método a lazer.

Os especialistas no assunto ensinam que é preciso cuidar do corpo como um todo quando o assunto é beleza. Assim, beba bastante água durante o dia; use produtos hidratantes eficientes para combater o ressecamento da pele; faça exercícios físicos com regularidade; procure ingerir alimentos saudáveis, fuja das frituras, dos doces e gorduras; adote uma postura otimista diante da vida e de tudo o que ela nos impõe, assim você controla o nível do estresse; não faça uso da automedicação, procure sempre a orientação de especialistas e não desanime jamais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »