MENU

03/06/2023 às 20h24min - Atualizada em 03/06/2023 às 20h24min

UFMA outorgará, nessa quarta-feira, Honraria Mérito Cultural à cantora Alcione pelos 50 anos de carreira artística

A artista maranhense receberá a homenagem pelos relevantes trabalhos prestados no desenvolvimento da cultura em nível nacional e por sua consagrada trajetória na história da música popular brasileira. O evento é restrito a convidados.

DCom/UFMA
Informações da Assessoria de Imprensa da artista
UFMA outorgará, nesta quarta-feira (7), Honraria Mérito Cultural à cantora Alcione pelos 50 anos de carreira artística 03 - Foto: DCom/UFMA
   
O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado Filho, presidirá a cerimônia de outorga da Dignidade Universitária Mérito Cultural pelos 50 anos de carreira da cantora Alcione nessa quarta-feira, 7, a partir das 16h, no Teatro da Cidade (Rua do Egito, Centro).

Neste ano, Alcione foi a grande homenageada do "Prêmio da Música Brasileira", a maior premiação da canção nacional. Fãs e admiradores também comemoraram o anúncio da Estação Primeira de Mangueira de que a Marrom será o Enredo Oficial da Escola para o Carnaval de 2024! A intérprete já se apresentou pelos cinco continentes, em mais de 36 países, nos principais festivais e casas de espetáculos internacionais. Moradores de Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Israel, Japão, Angola, França, Moçambique, Inglaterra, Itália, Argentina, Chile, Uruguai, e da antiga União Soviética já tiveram o privilégio de se emocionarem em grandes shows da cantora.

 

Discografia de sucesso

Alcione gravou compactos — o primeiro, em 1972 —, LPs, DVDs e 42 Álbuns, que lhe concederam 26 Discos de Ouro, sete de Platina, sendo dois deles de Platina Duplo, três DVDs de Ouro e um de Platina. Sua galeria particular de troféus conta com mais de 350 peças (prêmios e honrarias que vão desde os títulos de Cidadã Benemérita até as mais altas comendas do país, como a “Ordem do Rio Branco”, e a do “Mérito Timbiras”, concedida pelo Estado do Maranhão, e medalhas relevantes como a “Tiradentes” e “Pedro Ernesto”, concedidas pela ALERJ).

Entre as premiações relativas à MPB, estão os 21 troféus arrebatados nas 29 edições do “Prêmio da Música Brasileira”. Outros títulos edificantes foram os de “Madrinha do Corpo de Bombeiros do RJ” e de “Melhor Cantora Popular", concedido pela Academia Brasileira de Letras. A Marrom também é detentora de diversas premiações internacionais, como o “Grammy Latino” na categoria “Melhor álbum de samba”, “O Pensador de Marfim” (concedido pelo Governo de Angola).

E ainda: “Diplome de Médaille D´or” (da Societé Acadêmique de Arts, Sciences et Lettres de Paris), “Extraordinary Contribuition to Brazilian Culture and Positive Image” (concedida no 9º Annual Brazilian International Press Award, na Flórida), “Personalidade Negra das Artes” (Conselho Internacional de Mulheres) e “A Voz da América” (ONU). Segundo a cantora, “as homenagens são flores em vida, jamais imaginei receber tamanho carinho... E vindo de tantas instituições, pessoas tão diferentes e por todos os cantos do planeta", afirmou Alcione.

 

Redes sociais

Conectada com a atualidade, como não poderia deixar de ser, a artista angariou milhares de seguidores em suas redes: 1.400.000 no Instagram, 869.000 no Facebook e 197.500 no Twitter. Criada ouvindo os grandes cantores da época, nacionais e internacionais, sempre transitou entre os variados gêneros e estilos musicais: samba, jazz, bolero, reggae e canções românticas.

E, apesar de ser tratada como sambista, adora gravar e interpretar o que lhe convém e emociona. E a galeria de hits é imensurável: “Não Deixe o Samba Morrer” (uma espécie de hino para os sambistas), “Sufoco”, “Você Me Vira a Cabeça”, “A Loba”, “Meu Ébano”, “Mulher Ideal”, “Garoto Maroto”, “Estranha Loucura”, “Nem Morta”, “Além da Cama”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “Gostoso Veneno”, entre dezenas de outros sucessos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »