MENU

10/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 10/12/2020 às 00h00min

Com implementação de ações em prol de crianças e adolescentes Município conquista Selo Unicef

Dentre as ações executadas está a busca ativa escolar que mapeou alunos fora da escola

João Rodrigues - Colaboração Sara Batalha / Ascom
Divulgação
O Município de Imperatriz foi certificado com o Selo Unicef edição 2017-2020 em razão de ter alcançado com sucesso todos resultados propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que priorizam a aplicação de direitos de crianças e adolescentes na administração municipal. Ao todo, 431 municípios do país receberam esta certificação.

Para conquistar esse reconhecimento, o Município de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, teve de cumprir algumas etapas.

A primeira delas foi criar uma comissão composta por adolescentes e integrantes de várias secretarias municipais para cumprir os desafios propostos pela entidade.

“Dentre os desafios estavam o de preparar a sociedade e promover ações como esporte inclusivo, alimentação saudável, lei de aprendizes, inclusão digital, o uso seguro da internet, Educação para a cidadania, inclusão escolar, troca de saberes, escola temática, saúde sexual e enfrentamento ao racismo”, explicou o articulador municipal do Selo Unicef, Alberto Clezio Sousa Oliveira.

Durante o período de 2017 até o dia 30 de novembro deste ano, o grupo de trabalho desenvolveu atividades como fóruns comunitários, audiências públicas dentre outra ações dos 19 desafios voltados para saúde, educação, esporte, lazer e cultura.

O prefeito Assis Ramos falou sobre a importância deste reconhecimento.  "É dever de todo gestor público promover o bem-estar das crianças e adolescentes do seu município. Então me sinto realizado em Deus ter me permitido desenvolver políticas públicas voltadas a este público e na garantia dos seus direitos. Em julho deste ano recebemos o título de Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq e agora, recebemos com muita alegria o Selo, com certeza fruto de esforço e trabalho nestes quatro anos".

Janaina Ramos, secretária de Desenvolvimento Social, reconheceu o esforço da equipe para alcançar o prêmio. “Parabéns a todos os envolvidos, foi um grande esforço da Sedes e de outras pastas da administração municipal. Esse título vem para demonstrar a grandeza e a competência dessa gestão”, enfatizou.

Alberto Clezio destacou que, em parceria com a Semed, por exemplo, foram realizadas buscas ativas escolares que resultaram no mapeamento de 558 adolescentes que estavam fora da escola. O resultado foi um marco para o município.
“Receber este premio é muito importante para  Imperatriz, porque ele culmina com outro programa que eu também era coordenador que é o prefeito Amigo da Criança”, observou Alberto Clézio acrescentando que a “virada na educação foi uma ação fantástica”. Devido à pandemia do Novo coronavirus, as últimas etapas foram cumpridas de forma remota e outra conquista foi a presença de jovens  e adolescentes, de modo especial, que participaram das ações da zona rural.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »