MENU

31/05/2023 às 17h13min - Atualizada em 31/05/2023 às 17h13min

Judiciário inaugura 90° ponto de inclusão digital em Buritirana

Letícia Araújo
Assecom/CGJ-MA
Juiz titular da Comarca de Senador La Roque, Antônio Martins de Araújo, faz teste de conexão em atendimento do Balcão Virtual - Foto: Divulgação
 
Buritirana - Na tarde dessa terça-feira, 30, o município de Buritirana foi beneficiado pela instalação de um ponto de inclusão digital do programa “Justiça de Todos”. A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) visa encurtar distâncias entre a população e a Justiça. O ponto de acesso vai evitar que o cidadão se desloque 45 km entre até a sede da comarca, no município de Senador La Rocque.

Para efetivação do projeto são instaladas salas equipadas com computadores ligados à internet, que permitem aos jurisdicionados a oportunidade de acessar os serviços da Justiça e participar das audiências por videoconferência, sendo auxiliados por um servidor facilitador durante o processo.

O procurador do município de Buritirana, Diogo Dias Macedo, estava presente no evento e destacou o projeto como uma iniciativa de fundamental importância para o judiciário maranhense e um aliado na garantia de direitos da população. “A informatização dos processos, o advento dos processos eletrônicos, especialmente depois da pandemia, se concretiza de maneira mais efetiva a partir do momento em que são dadas ferramentas à população para ter acesso a essas novas funcionalidades. Então trazer a Justiça para esses municípios que não são termos sede facilita o acesso da população, diminui custos e a duração dos processos”, comentou o procurador.

“Espero que a justiça social da qual sempre falamos chegue, de fato, aos menos favorecidos”, foram as palavras do vice-prefeito de Buritirana, Sebastião Aires Pereira, que também esteve presente na ocasião, representando o prefeito do município Tony Brandão. O gestor público parabenizou a iniciativa e agradeceu toda a equipe da CGJ/MA, na figura do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho.

Também estiveram presentes no evento o juiz titular da Comarca de Senador La Roque, Antônio Martins de Araújo e o presidente da Câmara Municipal de Buritirana, Solimar de Sousa Nascimento.

 

SEMANA DA SUSTENTABILIDADE

Além da inauguração da 90ª sala de justiça no município, os presentes participaram do momento de plantio de mudas de árvores em alusão à Semana da Sustentabilidade, ação do projeto “Um Milhão de Árvores”, iniciativa do Fórum de Educação Ambiental do Maranhão que objetiva mobilizar o Poder Público sobre a necessidade da recuperação florestal, e incentivar o plantio de mudas de árvores em municípios do Estado.
 

PROGRAMAÇÃO

Até o final festa semana, o judiciário avança na implementação das iniciativas “Justiça de Todos”, “Casamentos Comunitários”, “Mutirão de Registro Civil” direcionado para a comunidade indígena, além de visita estratégica aos fóruns de Justiça, com realização de “Plano Tático”.

Quarta-feira (31):
Plano Tático: Comarca de Amarante
Mutirão de Registro Indígena: Fórum de Montes Altos
Quinta-feira (1º):
Plano Tático: 5ª Vara Cível de Imperatriz
Sexta-feira (02):
Plano Tático: 5ª Vara Cível de Imperatriz
Justiça de Todos: Aldeia São José
Casamento Comunitário: Aldeia São José

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »