MENU

30/05/2023 às 21h34min - Atualizada em 30/05/2023 às 21h34min

Pesquisador do Fundecitrus ganha “Prêmio Engenheiro-agrônomo Destaque da Citricultura”

Marcelo Miranda agradeceu a equipe do Fundecitrus, reforçou a importância dos estudos relacionados ao greening e a necessidade de um trabalho em conjunto para mitigar os impactos da doença.

Da Assessoria
Imprensa/FUNDECITRUS
Marcelo Miranda é pesquisador do Fundecitrus desde 2008 e possui área de atuação em entomologia dos citros; seus principais estudos estão relacionados ao greening - Foto: Divulgação
  
O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda foi homenageado nesta terça-feira, 30, com o “Prêmio Engenheiro-agrônomo Destaque da Citricultura”. O reconhecimento foi concedido pela organização da 48ª Expocitros e 44ª Semana da Citricultura realizadas no Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM), em Cordeirópolis.

A cerimônia de premiação integrou a tarde de abertura da semana de exposição e contou com a presença de autoridades e representantes do setor citrícola. Em seu discurso após receber o prêmio, Marcelo Miranda agradeceu a equipe do Fundecitrus, reforçou a importância dos estudos relacionados ao greening e a necessidade de um trabalho em conjunto para mitigar os impactos da doença. “Fico bastante feliz em poder contribuir com estudos pioneiros relacionados ao monitoramento do psilídeo e ajudar, também, a definir os fatores que propiciam a sua dispersão pelos pomares e medidas de controle do psilídeo enquanto não conseguimos chegar a uma cura. Estamos passando por um momento bastante delicado da doença e, neste momento, a união entre todos — citricultores, pesquisadores e profissionais do setor — é imprescindível”, afirma Miranda.

Em seu discurso de abertura do evento, Dirceu de Mattos Jr., diretor do CCSM, ressaltou que Marcelo Miranda está à altura dos desafios que a citricultura impõe ao produtor. “Ele está inserido em um programa de pesquisa muito importante hoje dentro dos patamares para convivência e controle do greening, maior desafio da citricultura. As estratégias de exclusão do vetor nas propriedades, a prevenção de resistência, controle químico e outras estratégias que vão diminuir o avanço da doença se tornam extremamente importante. O Marcelo tem um papel fundamental nessa área, que integra vários grupos de trabalho e tem ajudado a citricultura a formar opinião com base em ciência para as melhores práticas de manejo no campo”, diz Mattos.

 

Biografia

Marcelo Miranda é pesquisador do Fundecitrus desde 2008, coordenador da área de entomologia da instituição, desde 2017, e professor do curso de mestrado profissional de fitossanidade dos citros (MasterCitrus). É membro, também, do Comitê Técnico da ProteCitrus e do Comitê Tático do Greening. Ao longo da carreira, Miranda acumulou protagonismos em diversas palestras e eventos nacionais e internacionais e em dezenas de artigos científicos em revistas de relevância mundial. Sua principal linha de atuação está concentrada em trabalhos de ecologia e manejo integrado de insetos pragas dos citros com ênfase em insetos vetores de doenças.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »