MENU

30/05/2023 às 18h11min - Atualizada em 30/05/2023 às 18h11min

Aeroporto de Imperatriz faz operação de caça objetos estranhos na pista

Esses objetos encontrados podem representar risco para as aeronaves e na operação do aeroporto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
 
O Aeroporto de Imperatriz, administrado pela CCR Aeroportos, realizou a “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em português). O trabalho consiste em uma caminhada nas áreas operacionais com foco no pátio e pista do aeroporto em busca de objetos estranhos à operação, como pedras, detritos, ferramentas, peças soltas ou qualquer outro objeto perdido pelos passageiros.

Mais de 13 funcionários da CCR Aeroportos, companhias aéreas e prestadores de serviços estiveram envolvidos no trabalho. Foram coletados 500 gramas de F.O.D. em toda a faixa de rolamento e pátio. Esses objetos encontrados durante a caça podem representar um risco significativo para as aeronaves e para a operação do aeroporto.

Fábio dos Santos, analista de Safety da CCR Aeroportos, ressalta que essa é uma ação realizada diariamente pelas equipes de operações, safety e comunidade aeroportuária, porém, com programação especial em cada período para envolver outras equipes do aeroporto e reforçar esse cuidado.

“O objetivo é integrar as equipes para fortalecer a segurança aeroportuária. A caça F.O.D. é mais uma inspeção que é realizada diariamente, em busca de prevenir acidentes e assim, preservar vidas”, declara.

O gerente do Aeroporto de Imperatriz, Silvio Nogueira, complementa que essa caça amplia ainda mais a segurança de toda a comunidade aeroportuária. “A remoção regular de F.O.D. ajuda a manter as pistas limpas e desobstruídas, evitando a interrupção das operações e garantindo uma maior eficiência no fluxo aéreo”, afirma.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »