MENU

30/05/2023 às 18h09min - Atualizada em 30/05/2023 às 18h09min

Mês de junho no Centro Cultural Tatajuba

Visitas guiadas, mostra de artes plásticas, oficinas e arraiá fazem parte da programação junina

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
No mês de junho, o Centro Cultural Tatajuba entra no clima das festividades do São João do Maranhão e promove várias atividades que envolvem o setor artístico, as tradições populares e a economia criativa. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio da Suzano, o centro realizará visitas guiadas, mostra de artes plásticas com telas produzidas pelos alunos, oficinas e o Arraiá do Tatajuba.

No dia 6 de junho, a partir das 18h, na Galeria Brasil, acontece a inauguração da mostra de encerramento das duas turmas da Oficina de Pintura à Óleo, ministrada pelo artista plástico Tonneves. Intitulada Mostra Brasil Afro Artes, será composta por 37 telas produzidas por 18 artistas e celebrará a ancestralidade, as belezas da cultura africana e sua herança no Brasil. A galeria está localizada no galpão Centro Cultural Tatajuba, com entrada pela Av. Getúlio Vargas, nº 1.665, perto da Praça Brasil.

Fazendo parte da cultura popular, os estandartes também compõem o colorido do mês junino. De 19 a 22 de junho, das 14h às 17h, será realizada a Oficina de Estandartes Juninos de Patchwork, ministrada pela artesã Simone Fonseca. Aos participantes, serão ensinadas técnicas de corte, costura e montagem de blocos, bem como técnicas de acabamento e aplicação de detalhes. Serão disponibilizadas 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos. O período de inscrição acontece entre os dias 29 de maio e 13 de junho, o resultado da seleção será divulgado no dia 15 de junho, no Instagram @centroculturaltatajuba.

Todo o material utilizado durante na oficina será disponibilizado gratuitamente aos participantes. As aulas serão realizadas no Centro Cultural Tatajuba, localizado na Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro, perto da Praça Brasil. As pessoas interessadas devem comparecer em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h às11h30, e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, na secretaria do centro cultural, portando o documento de identificação com foto.

Arraiá do Tatajuba
Para celebrar uma das festas populares mais esperadas pelos nordestinos, o Arraiá do Tatajuba será um evento gratuito e aberto para todos os alunos, familiares, visitantes e parceiros do centro cultural. Serão 3 dias de celebração com manifestações culturais de grupos regionais, como apresentação de dança do Grupo Boi Angical, Grupo Boi Bem-querer, Grupo Cia Sotaque de Imperatriz e Grupo Boi Estrela da Manhã, apresentação musical de Erasmo Dibell e convidados e, ainda, o espetáculo “Meu nome é Nordeste, sobrenome Maranhão”, apresentado pelos brincantes alunos das oficinas de dança do Centro Cultural Tatajuba, e especialmente criado para esta ocasião. A festança acontece nos dias 30 de junho, sexta, das 18h às 21h, e 1º e 2 de julho, sábado e domingo, das 16h às 19h, no galpão do Centro Cultural Tatajuba.

Confira a programação completa do Tatajuba para o mês de junho:

1º, 15, 22 e 29 - Visita guiada ao Centro Cultural Tatajuba com Jô Santos. (Atividade realizada mediante agendamento por telefone. Tem como público escolas, instituições e demais grupos interessados).

06 - Inauguração da Mostra Brasil Afro Artes dos alunos da Oficina de Pintura à Óleo

14 - Oficina de Culinária - preparos com mandioca

17 - Oficina de Contação de Histórias em João Lisboa com Jô Santos

19 a 22 - Oficina de Artesanato - Estandartes Juninos com Patchwork

30, 01 e 02 de julho - Arraiá do Tatajuba


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »