MENU

30/05/2023 às 17h59min - Atualizada em 30/05/2023 às 17h59min

Imperatriz ganha Instituto Histórico e Geográfico

Entre outras ações, órgão vai protagonizar pesquisas, debates e publicações, disseminando conteúdos acerca da realidade do município e da região sob sua influência

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) foi fundado na tarde de sábado, 27 de maio, durante reunião realizada na Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Centro. Participaram 35 membros fundadores. O órgão é composto por 40 integrantes. Presencial e remotamente, por meio da Plataforma Google Meet, os trabalhos foram presididos pelo jornalista, pesquisador e escritor Edmilson Sanches. O secretário foi o professor, escritor e acadêmico Ribamar Silva. Iniciada às 17h e concluída às 19h, durante a reunião, foram aprovados o edital de convocação, o estatuto e ata. Depois, foi eleita a primeira Diretoria. O IHGI é presidido por Roseane Arcanjo Pinheiro. O vice-presidente é Jessé Gonçalves Cutrim.

Em entrevista à O PROGRESSO nesta terça-feira (30/05), a presidente do órgão, Roseane Arcanjo, afirmou que “assumo a presidência do IHGI – junto com a Diretoria – com o propósito de fortalecer e valorizar as iniciativas que preservam a memória, a história e a cultura de Imperatriz”.

Segundo Roseane Pinheiro, o IHGI é uma rede de pesquisadores que se uniram – com o propósito de fortalecer e valorizar as iniciativas que preservam a memória, a história e a cultura de Imperatriz. “Precisamos oferecer mais atividades que tragam referências do passado coletivo – para que possamos juntos fazer mais ações e projetos por Imperatriz”, reforça, acrescentando que “precisamos oferecer mais atividades que tragam referências do passado para que possamos refletir sobre o presente e escrever o futuro”.

Eleito diretor administrativo do IHGI, Elson Mesquita de Araújo, advogado, jornalista, escritor e acadêmico, destaca a importância do instituto, ressaltando tratar-se de um instrumento que, há muito, já deveria ter sido implantado na cidade. “Louvável, portanto, a iniciativa do sempre inquieto jornalista e pesquisador Edmilson Sanches. A cidade abriga uma plêiade considerável de homens e mulheres de ciência, pesquisadores e pesquisadoras de vários matizes, que agora, se abrigam numa instituição de excelência para fomentar a construção e a disseminação do conhecimento”.

Edmilson Sanches também conversou com a reportagem sobre os objetivos da instituição. “Em minhas palavras, eu diria que o principal objetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI) é ser idealizador e colaborador, protagonista e coadjuvante da formação, fixação e ampliação da identidade histórico-geográfica e cultural imperatrizense por meio da pesquisa, estudos, debates, publicações e outras formas de eventos e de produção e disseminação de conteúdos acerca da realidade do município e da região sob sua influência, na forma dos objetivos estatutários da instituição”.

De acordo com Sanches, “essas palavras, entretanto, são apenas uma interpretação do que consta do Estatuto aprovado pelos membros fundadores nos históricos eventos de 27 de maio de 2023, quando da fundação do IHGI, aprovação das normas estatutárias e eleição de seus primeiros gestores”.

Sanches lembra, a propósito, que a palavra definitiva sobre os objetivos do instituto “nos dizem que o IHGI tem por finalidade desenvolver e apoiar ações nas áreas e subáreas de História, Geografia, Antropologia, Arqueologia, Patrimônio Histórico, Memória, Museologia, Arquivologia e Documentação, Meio Ambiente, Cidadania, Educação e Ciências e conhecimentos afins, sob os princípios da ética, da legalidade, do conhecimento, da educação e da responsabilidade social, funcionando de conformidade com as leis brasileiras, este Estatuto, o Regimento Interno, Resoluções de Diretoria e outras normas internas”.

Para o vice-presidente Jessé Gonçalves Cutrim, a criação (e/ou recriação) do IHGI, reacende uma chama de luz sobre o Patrimônio Cultural e Natural de Imperatriz. “Serão, inicialmente, 40 amantes e pesquisadores e pesquisadoras por excelência de temas voltados para a cultura, os prédios, monumentos e paisagens, revitalizando um debate premente e fundamental”.

Vice-diretor administrativo do IHGI, Marcos Fábio Belo Matos ressalta que o instituto foi criado para fomentar e dar publicidade a estudos e pesquisas nas áreas de História, Geografia e ciências correlatas. “Instalado, o instituto vai desenvolver suas atividades, promovendo palestras, pesquisas e ações educativas”, complementa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »