MENU

29/05/2023 às 13h16min - Atualizada em 30/05/2023 às 00h00min

Planejamento na pecuária é essencial para reduzir custos com a nutrição bovina

Período de seca no Brasil requer atenção dos pecuaristas. BASF conta com soluções para o controle de pragas e plantas daninhas da pastagem, além do inoculante para silagem;

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Vitor
BASF
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo. Em 2022, foram 2,8 milhões de toneladas de carne brasileira embarcadas para outros países, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Para elevar ainda mais esse patamar, a exigência por excelência na produtividade brasileira aumenta a cada ano, e os desafios de produção seguem na mesma constante. Nesse contexto, as condições climáticas que podem afetar a qualidade da nutrição animal são importantes fatores.

Segundo a Embrapa, a nutrição bovina chega a representar cerca de 40% a 60% de todo o investimento no processo de produção. É por isso que em algumas regiões do Brasil, o período seco que chega com o inverno reforça a importância do planejamento na atividade pecuária de corte e de leite, principalmente no que se refere ao processo de ensilagem - uma das técnicas mais eficientes para conservar a boa alimentação dos bovinos.

“A silagem é uma ótima alternativa para a nutrição animal, entretanto, o pecuarista pode perder até 40% do material por erros no processo de produção. A queda na qualidade e na quantidade da alimentação estão entre os principais fatores que influenciam a produtividade animal trazendo consequências como baixo desempenho reprodutivo, maior suscetibilidade à enfermidades, atraso no processo produtivo e perda na receita anual”, afirma a Pesquisadora de Desenvolvimento de Produto e Mercado da Divisão de Soluções para Pastagem da BASF, Isadora Cristófoli Pereira.

Conforme explica a pesquisadora, a utilização do inoculante no processo de ensilagem pode trazer benefícios significativos, como o início mais rápido do processo fermentativo, possibilitando que o material ensilado tenha menor taxa de perdas e a inibição de bactérias e fungos indesejáveis, evitando a contaminação da silagem. “A BASF possui em seu portfólio o inoculante LactoSilo® Gold Liofilizado, indicado para todos os tipos de silagem, como milho, sorgo, capim e cana-de-açúcar. Com 7 bactérias na formulação, incluindo a Lactobacillus buchneri, LactoSilo® Gold Liofilizado é um parceiro de longa data do pecuarista que se preocupa com a nutrição adequada do seu rebanho”, destaca Isadora.

A solução melhora o aroma, pH da silagem durante o processo de fermentação, palatabilidade, digestibilidade e a conservação após a abertura do silo. LactoSilo® Gold Liofilizado também ajuda a preservar o valor nutricional da forragem, contribuindo para uma silagem de alta qualidade e para um rebanho mais saudável e produtivo.

Preservação através do controle de pragas
Os pecuaristas que dispõem de pastagens para nutrir o gado também devem ficar atentos às pragas que causam prejuízos. “Segundo dados da Embrapa, no Brasil, cerca de 95% da carne produzida é feita em regime de pastagem”, destaca Ricardo Zanquettim, Gerente de Negócios da BASF Soluções para Pastagem. A cigarrinha-das-pastagens é uma das pragas que mais causam danos à pecuária brasileira e, para seu controle, recomendamos a utilização de inseticidas como o Nepaxir® da BASF. O produto conta com dois ingredientes ativos e possui ação sistêmica e de contato, com ótima performance no controle de ninfas e adultos.
Plantas daninhas são outra ameaça para a nutrição do rebanho, já que elas competem por água, luz e nutrientes com o capim, atrapalhando o seu crescimento, além de não possuírem valor nutritivo adequado para o ganho de peso do gado. O capim-navalha (Paspalum virgatum L.), também conhecido como capim-navalhão ou capim-cabeçudo é um exemplo de planta daninha muito presente no norte do país, mas que já pode ser encontrada no cerrado e algumas regiões do sudeste. Suas folhas possuem cerdas laterais serrilhadas, que machucam a boca do gado e possuem baixo valor nutritivo. O controle desse tipo de gramínea é feito através do uso de herbicidas como o Vaboro® da BASF, o qual possui dois ingredientes ativos que, juntos, permitem o controle pós-emergência do capim-navalha. Vaboro® é ideal para aplicações localizadas e pode ser utilizado em área total dependendo do tipo de capim que o produtor possuir na propriedade.
Para alcançar uma nutrição de alta qualidade, é importante que o pecuarista crie um sistema de planejamento, utilizando-se de uma silagem de alta qualidade no período da seca e mantendo as pastagens limpas e livres de plantas invasoras e cigarrinhas durante a estação das águas.”, finaliza Zanquettim.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.
Atenção: este produto é perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um agrônomo. Informe-se e realize o manejo integrado de pragas. Descarte corretamente as embalagens e os restos dos produtos. Leia atentamente as instruções contidas no rótulo, na bula e na receita. Utilize os equipamentos de proteção individual. Registro MAPA: Nepaxir® n°25721, Vaboro® n°7814 e LactoSilo® Gold Liofilizado n° PR 001663-2.000003.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2022, nossa divisão gerou vendas de €10.3 bilhões. Para mais informações, visite http://www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Gabriel Vitor – (11) 9. 98864-9602

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »