MENU

29/05/2023 às 19h02min - Atualizada em 29/05/2023 às 19h02min

MAC goleia o Parnahyba por 4 x 0 na primeira vitória no Brasileiro Série D

Time conseguiu encaixar o jogo com comportamentos defensivo e ofensivo bem alinhados durante todo o duelo de sábado

Da Assessoria
Rafael faz o primeiro gol do Maranhão contra Parnahyba - Foto: Hiago Ferreira / Maranhão
 
“Sempre tem alguma coisa pra mudar, mas concordo que fizemos um jogo quase perfeito”. Essa frase é do técnico do Maranhão, Zé Augusto, ao fim da vitória por goleada contra o Parnahyba, por 4 a 0, na tarde de sábado (27), no Castelão, pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.

A festa foi maior por conta da pressão que o time estava sofrendo, afinal de contas, ainda não havia vencido. Eram dois empates e uma derrota. Tava faltando vencer pra aliviar esse peso nas costas dos atleticanos.

E não foi uma vitória qualquer. Este jogo é daqueles que o torcedor vai ficar lembrando até depois do campeonato. Passa a ser uma referência de rendimento do time para os próximos compromissos, mesmo sabendo que cada jogo tem suas circunstâncias e cada adversário tem uma história pra contar.

Mas a vitória deste sábado fez o atleticano lembrar do Maranhão campeão estadual de 2023. Time com intensidade do início ao fim, jogando boa parte do duelo com pressão, a chamada linha alta, forçando o erro na saída de bola ou recuperando rápido em caso de lançamento longo.

O time voltou a jogar no 4-3-3 com Moisés; Franklin, Fernando (Leone sentiu dores musculares e não começou o jogo), Maicon e Gabriel Fontes; Cavi, Vander e Jorge; Ronald, Rafael e Fabrício.
Antes desta goleada, o Maranhão havia feito apenas dois gols em três jogos. A reclamação, principalmente do técnico da equipe, era que o time conseguia criar bastante, mas não finalizava bem e os gols eram perdidos. Desta vez, este problema foi corrigido, mesmo o MAC ainda perdendo outras boas chances.

A forma como o time chegou aos gols foram bem divididas. Dois gols de contra-ataque e outros dois de pressão forçando o erro do adversário.

O primeiro, antes dos dois minutos, foi de Rafael e mesmo a defesa tendo sido surpreendida com um lançamento longo de Franklin para o atacante, não se pode dizer que foi de contra-ataque, mas sim de pressão. Já que o lance começou numa cobrança de falta, o time do Piauí tentou sair jogando, mas Jorge, que havia cobrado a falta, mantém a pressão, recupera a bola e faz com que a posse de bola continue com o MAC.

O segundo gol foi de contra-ataque. Numa bela invertida de jogo de Vander, que achou Fabrício na esquerda. Aí o driblador, que foi o destaque do jogo, invadiu a área, tirou da marcação e chutou forte pro goleiro Cris se enrolar na tentativa de defesa.

O terceiro gol, já no segundo tempo, foi outro exemplo do estilo do Maranhão. Pressão, linhas avançadas, defesa adversária com pouco espaço pra sair jogando, e a bola volta rápido pro time do técnico Zé Augusto. No lance, Rafael aproveita a sequência, invade a área, disputa com a defesa e a bola sobra pra Fabrício ampliar.

Por fim, já com o jogo se encaminhando pro fim, Daniel Passira é lançado na área pela direita, com a defesa aberta, uma vez que o Parnahyba buscava o ataque. Aí o camisa 19 aproveita bem a jogada de contra-ataque, tira do goleiro Cris e fecha o placar. Detalhe que o Passira havia perdido um pênalti sofrido por Fabrício minutos antes.

Pelo que mostrou no Castelão, o estilo pressão total do Maranhão deve ser mantido e os jogadores vão precisar evoluir no condicionamento físico. Fabrício hoje terminou a partida com dores musculares e acredita que tenha sido o gramado bom, mas muito pesado do Castelão, ainda mais em dias de chuva.

O próximo compromisso vai ser sábado (3), novamente no Castelão, contra o Fluminense-PI, pela quinta rodada da Série D. E provavelmente o time deve ser o mesmo, que conseguiu esta vitória mágica pro torcedor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »