MENU

29/05/2023 às 10h35min - Atualizada em 29/05/2023 às 10h35min

Palestra encerra mês em alusão à luta antimanicomial em Imperatriz

Evento acontece nesta quarta-feira (31), na Universidade Ceuma.

Aleilton Santos
Ascom/PMI
Profissionais em elaboração das linhas de Cuidados na UBS de Coquelândia, zona rural. (Foto: Assessoria)

   
Com o tema “Linhas de cuidados por matriciamento em saúde mental e fortalecimento de vínculos nos diferentes cenários de Imperatriz-Ma”, a Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, realiza nesta quarta-feira (31), uma palestra para encerrar as ações do mês de combate à luta antimanicomial.

O evento será dividido em dois momentos, no primeiro acontece a apresentação das experiências de elaboração das linhas de cuidados, desenvolvidos pelas equipes multiprofissionais, familiares, educação, sociedade cível, empresas, junto as Unidades Básicas de Saúde Santa Rita, Bacuri, Cafeteira, Vila Nova e Coquelândia. Foram escolhidas equipes de todos os territórios como projeto-piloto. A apresentação trata justamente da Integração da Saúde Mental num Sistema de Saúde Comunitária nos diferentes distritos.

No segundo momento, serão apresentadas linhas de cuidados por grandes especialistas que atuam e acreditam na reforma como: Reforma Psiquiatra em Imperatriz – Dr. José Linhares; Implantação da RAPS na Regional de Imperatriz – Dra. Marlene Costa Lima; Linhas de Cuidados e Matriciamento em Saúde Mental - Dra. Laís dos Reis; A Importância do Matriciamento na Atenção Primaria – Dra. Sormanne Branco e o Projeto de Implantação de Residência Médica em Psiquiatria - Dra. Christiane Roriz.

“O Trabalho de matriciamento é inovador e pioneiro, sendo realizado por profissionais da Rede Especializada em Saúde Mental, visando potencializar o trabalho já ofertado pelas equipes multiprofissionais das UBS, um trabalho em equipe que será referência de apoio da saúde mental para abordar e conduzir caso que exigiam, por exemplo, esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família, relações entre territórios, formação de parcerias profissional e educacional”, explica o coordenador da Rede de Saúde Mental de Imperatriz, Alberto Clezio.

O coordenador também ressalta que as experiências do trabalho, em conjuntos da Rede especializa em saúde mental e atenção primaria, ajudaram a construir linhas de cuidados quando houver necessidade de suporte para realizar intervenções psicossociais específicas da atenção primária, tais como grupos de pacientes com transtornos mentais, definir linhas de cuidados, apoiar e sensibilizar pacientes para a adesão ao Projeto Terapêutico com transtornos graves para atendimentos especializados e assim garantir qualidade de vida e atendimentos nos diferentes espaços de convivência social, cultural e familiar dos pacientes.

Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, é fundamental a participação dos diversos segmentos da sociedade para construir um atendimento e convívio social mais igualitário para os pacientes. “As equipes de saúde da rede municipal de Imperatriz têm trabalhado constantemente para que o enfrentamento do preconceito seja parte essencial na luta antimanicomial. São mais de 11 anos com um trabalho mais humanizado com multiprofissionais que tem se especializado para atender com mais qualidade todos os pacientes da Rede de Saúde Mental. Com o atendimento já na Atenção Primária temos certeza que a luta será ainda mais reforçada”, disse.

Ao longo de todo o mês de maio foram realizadas mais de 30 atividades de mobilização e educação sobre as linhas de cuidados e combate a violação de direitos das pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno mental. Todas as atividades com o objetivo de tornar a luta contra o preconceito algo permanente na sociedade. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »