MENU

28/05/2023 às 19h37min - Atualizada em 28/05/2023 às 19h37min

Christiane Torloni fala sobre a volta de “Mulheres Apaixonadas”

Novela que foi sucesso há exatamente 20 anos, passa a ser exibida novamente nas tardes da Globo a partir de segunda-feira

Da Redação
GB Edições
Todo o talento de Christiane Torloni poderá ser conferido a partir de segunda-feira, quando a Globo volta a exibir “Mulheres Apaixonadas” / Estevam Avellar-RG
   
Recentemente Christiane Torloni fez uma participação especial em “Vai na Fé”, vivendo ela mesmo na novela das sete da Globo. A última novela da atriz foi em 2018, quando fez a Carmen em “O Tempo Não Para” e depois participou do “Super Dança dos Famosos”, em 2021, ficando em 10º lugar na competição.

Para a alegria dos fãs, a atriz poderá ser vista novamente a partir de segunda-feira, quando a Globo volta a exibir “Mulheres Apaixonadas”, novela na qual ela interpretou Helena, personagem clássica das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos.

  Embora assuma diferentes facetas a cada novela, Helena é sempre a principal personagem das obras de Manoel Carlos. Christiane Torloni lembra com muito carinho de sua Helena, em “Mulheres Apaixonadas”, sucesso de 2003 e que volta ao “Vale a Pena Ver de Novo”. “Interpretar a Helena é como ganhar o Oscar, porque é o grande papel da teledramaturgia brasileira”, destaca.

Irmã de Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam), Helena é professora de História e diretora de uma escola de Ensino Médio, a ERA, que pertence à cunhada Lorena (Susana Vieira). Casada há mais de 15 anos com Téo (Tony Ramos), adotou Lucas (Victor Cugula). Mesmo sendo uma mulher confiante e segura, Helena passa por uma fase de incertezas e dúvidas quanto à sua felicidade, já que vive um amor sem grandes emoções. Seus questionamentos sobre a vida conjugal ganham força quando ela reencontra César (José Mayer), ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo.

“O que é muito interessante nessa Helena, em particular, é que ela é uma anti-heroína. Desde o primeiro capítulo, se revela para o público de uma maneira absolutamente franca e, através dessa honestidade, já captura a cumplicidade desse público, que sabe dos desejos mais íntimos dela, porque ela os confessa para as irmãs. Essa jogada dramatúrgica é genial”, observa Torloni sobre a personagem.

  Sobre seus colegas de elenco, a atriz se emociona ao comentar sobre os companheiros. “O elenco da novela é um elenco de ouro, são grandes atores! Alguns infelizmente já faleceram e outros, por conta da passagem do tempo, já se recolheram também. É uma novela que brindou o público brasileiro e também fez um grande sucesso fora do Brasil, principalmente em Portugal e nos países de língua portuguesa. O elenco é brilhante”. Sobre os atores falecidos entre outros, inesquecível foi a intepretação do casal de idosos dos atores Carmem Silva e Oswaldo Louzada, que fizeram os personagens de Flora e Leopoldo, ambos faleceram em 2008.

Para Christiane Torloni, “Mulheres Apaixonadas”, mesmo 20 anos após sua exibição original, ainda continua atual. “Com certeza a novela continua atual. Eu recebi muitas mensagens sobre a obra, que também está disponível no Globoplay, e as pessoas estavam revendo e falando exatamente da atualidade. Eu acho que, de alguma maneira, o Brasil até piorou nesses últimos 20 anos; no que diz respeito à questão ecológica não há a menor dúvida; e em relação ao Rio de Janeiro, também. O Manoel Carlos já antevia isso. Tem uma cena muito impressionante na novela em que a Helena conta para a personagem da Susana Veira que teve um pesadelo de um homem dando aula na escola dela, falando que as armas eram mais importantes do que os livros – não há nada mais atual do que isso”, revela a atriz.

Christiane Torloni na vida real ela é um verdadeiro “livro aberto”. Feliz e bem resolvida, nunca escondeu os seus dramas, como quando perdeu o filho Guilherme, gêmeo do também ator Leonardo Carvalho, vitimado por um acidente de carro, aos doze anos de idade.

  Christiane Torloni nasceu no dia 18 de fevereiro de 1957, a aquariana é simpática e muito extrovertida; a atriz sabe usar a seu favor os seus 1,70 m. de altura, além de ser dona de um talento incomum.

Após muitos trabalhos no cinema, teatro e televisão, foi em 1983, com a personagem Jô Penteado, na novela “A Gata Comeu”, de Ivani Ribeiro é que a atriz decolou daí em diante os convites para trabalhos não pararam.

Aos 18 anos iniciou sua carreira de atriz no caso especial da Rede Globo “Indulto de Natal”, dirigido por Walter Avancini. Emendou um trabalho no outro desde o começo, fazendo jus ao título de “incansável Torloni” como os amigos chamavam. Em 1977, foi a Lívia em “Sem Lenço, Sem Documento”, novela dirigida por Dennis Carvalho e Régis Cardoso. Logo depois, foi a personagem central Gina, da novela de mesmo nome.

Militante do movimento “Diretas Já” nos anos 80, Christiane apresentou e participou de vários debates políticos e palanques eleitorais. Sua devoção à política não a impediu de dar voos maiores rumo ao estrelato. Em um único ano, era protagonista de novela e estava em cartaz no teatro e no cinema. Por duas vezes foi eleita “A Mulher do Ano” pela revista “Playboy”, em 1984 e em 1985.

O sucesso da atriz Christiane Torloni não tem fronteiras e já atravessou continentes. Em 1994 estreou em Portugal o espetáculo “Dez Elevado a Menos 43 Exctasis”, de sua autoria com José Possi Neto. No mesmo ano interpretou a conturbada e elegante personagem Dinah, em “A Viagem”, onde fez par romântico com Antônio Fagundes.

 
Com ares de menina travessa e sempre de bem com a vida, Christiane Torloni é muito querida por seus colegas do meio artístico / Gianne Carvalho-RG
Em 1995 viveu seu maior desafio na televisão. Em “Cara & Coroa”, Christiane interpretava a doce Vivi e a impetuosa Fernanda, contracenando com ela mesma em cenas de alta densidade dramática.

Mais uma vez a atriz voltou para o teatro onde o diretor José Possi Neto tem sido seu companheiro desde 1988. Ele assinou a direção de duas peças: “Salomé”, encenada em 1997 e “Joana Dark, a Re-Volta”, em 2000, na qual interpretou um dos maiores ícones femininos da história. Seu último trabalho em teatro foi na peça “A Loba de Ray-ban”.

Na Globo participou de inúmeras novelas, além das já citadas. Valendo destaque também para a interpretação de Melissa Cardore, em “Caminho das Índias”.  Depois veio “Fina Estampa” e “Velho Chico”, além de participações em outras produções globais.

Como já dito anteriormente, ela é mãe do também ator Leonardo Carvalho, fruto do seu casamento com Dennis Carvalho; a atriz está engajada no movimento “Amazônia Para Sempre”, encabeçou um abaixo-assinado exigindo providências para a preservação daquela região. A iniciativa nasceu quando ela participou da minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”; também participa do movimento “Bem Querer Mulher” que luta para acabar com a violência contra as mulheres.

Por tudo isso, Christiane Torloni é considerada uma das mais talentosas e requisitadas artistas do Brasil. E agora os fãs podem matar a saudade acompanhando o trabalho da atriz em “Mulheres Apaixonadas”. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »