MENU

26/05/2023 às 17h19min - Atualizada em 26/05/2023 às 17h19min

Sistema FIEMA lança a quinta edição da Expo Indústria 2023 em celebração do setor industrial

Da Assessoria
Imprensa/FIEMA
Edilson Baldez garantiu que a quinta edição da feira será a maior de todas - Foto: Divulgação
 
São Luís – Em uma noite de celebração alusiva ao Dia da Indústria, o Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e FIEMA) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram, na noite desta quinta-feira (25), a Expo Indústria Maranhão 2023, que ocorrerá de 9 a 12 de novembro no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma).

Com expectativa de prospectar R$ 290 milhões em negócios, a feira deve atrair cerca de 45 mil visitantes e capacitar aproximadamente 3 mil pessoas. “O setor industrial é um instrumento de transformação da sociedade maranhense. Certos disso, lançamos hoje a Expo Indústria Maranhão 2023 com o tema ‘Indústria’ – O futuro passa por aqui”, declarou o presidente da FIEMA e vice-presidente da CNI, Edilson Baldez das Neves.

Ao apresentar a quinta edição da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste às autoridades e empresários presentes na grande festa no Blue Tree Tower (Calhau), Edilson Baldez das Neves acentuou o foco da preocupação do setor: a indústria 4.0. “Passamos agora por um momento de abertura no qual o mercado se aquece e busca desenvolver ações de grande impacto econômico. O Maranhão não pode perder esta oportunidade de apostar no desenvolvimento tecnológico e na inovação, que configuram a indústria 4.0. Para tanto, o objetivo é reunir todos os setores (o agro, o comércio e a indústria) nesta nova edição”, analisou o presidente da FIEMA.

Representando o Governo do Estado do Maranhão, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos e ex-governador, José Reinaldo Tavares, enfatizou a necessidade de a gestão pública e o empresariado estarem unidos no fortalecimento do setor industrial, um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda no estado. “Temos muito a festejar na noite de hoje e principalmente temos de reconhecer esta iniciativa do Sistema FIEMA e da CNI, que é a Expo Indústria Maranhão. A feira é uma grande oportunidade. Sabemos que o Maranhão tem diferentes iniciativas e muitas riquezas. A feira é um ponto de encontro e de articulação de negócios fundamentais para nossa economia”, enfatizou o secretário de Estado e ex-governador.

Edilson Baldez das Neves reforçou que a realização da Expo Indústria Maranhão resulta de uma parceria que envolve empresários e diferentes entidades. Além do Governo do Estado, outras duas importantes instituições que têm sido correalizadoras das últimas edições da feira (o Sebrae/MA MA e a Fecomércio/MA) fizeram-se representadas. Presente no evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, reforçou o laço entre Sistema FIEMA e Sebrae – MA. “Esta será a quinta edição da Expo, um espaço no qual congregamos com todos os empresários do estado. O Sebrae é um dos parceiros principais da feira e reconhecemos como o Sistema FIEMA tem tido êxito na produção desta grande reunião de negócios”, ressaltou Gonçalo de Sousa.

De acordo com o presidente da Fecomércio – MA, Maurício Aragão Feijó, a nova edição da Expo Indústria surge em um momento oportuno para o crescimento dos negócios no estado. “A indústria não para e estamos aqui apostando em nossa articulação com o Sistema FIEMA. A Expo é de grande importância para o que estamos produzindo no estado. Trata-se de uma quinta edição que mostra a força da indústria e de todos os empresários maranhenses e também ergue a expectativa de crescimento econômico no meio do nosso povo”, afirmou Maurício Feijó, durante a festa.

Prestigiando o evento de lançamento da Expo Indústria 2023, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), o desembargador Paulo Velten, a pedido de Edilson Baldez das Neves, encerrou os discursos da noite. Em sua declaração, ele destacou o dever do Estado em assegurar apoio e o estímulo aos produtores. “Um estado forte e uma sociedade forte são resultados de uma congregação de esforços e para tanto são necessárias instituições econômicas que tenham todo o apoio do estado”, declarou Velten.

Ainda marcou a noite desta quinta-feira (25) a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial ao empresário maranhense e ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luiz Carlos Cantanhede, fundador do Grupo Atlântica, uma empresa genuinamente maranhense, que possui mais de 40 anos de mercado serviços prestados para a indústria do estado. A comenda foi entregue por Edilson Baldez das Neves, representante da Confederação Nacional da Indústria, acompanhado pelas demais autoridades.

ATRAÇÕES DA EXPO INDÚSTRIA – Ao fim da cerimônia de lançamento, foram apresentados os principais palestrantes que estarão presentes na quinta edição da Expo Indústria Maranhão. O intelectual, historiador, professor e escritor Leandro Karnal será uma das grandes atrações do Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, que ocorre entro da programação da feira multissetorial. Famoso em todo o Brasil, Karnal conquistou o público com uma linguagem acessível e potente, tratando de questões polêmicas e tornando-se um dos principais pensadores da atualidade.

Outros palestrantes de renome serão Pedro Janot, executivo brasileiro, palestrante, conselheiro, empresário e escritor com mais de 30 anos de carreira em gestão, e responsável por expandir a atuação da Richards, da Zara e da Azul; Guga Stocco, co-fundador da Futurum Capital, especialista em investimentos e Andrea Lorio, especialista em transformação digital, liderança e inovação, apresentador do podcast da NVIDIA Brasil.

ROUPA NOVA – O anúncio que chamou atenção de todos os convidados da festa de lançamento da Expo Indústria Maranhão 2023 foi a confirmação do show de uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos dentro da programação da feira: o Roupa Nova. Com sucessos e clássicos como “Dona” e “Whisky à go-go”, o grupo musical, apreciado por diferentes gerações, promete reunir milhares de pessoas no espaço Expo Show no dia 12 de novembro.

A Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019-2020-2022) e expande sua área de atuação aos setores do ESG, Capital Humano e Tecnologia & Inovação, temas que estarão em pauta na feira multissetorial. A partir do pilar de ESG (Ambiental, Social e Governança), os empresários maranhenses poderão conhecer ações e apresentar atividades que impactam positivamente no meio ambiente, na sociedade e em uma governança responsável.

Os expositores poderão de a mesma forma apresentar suas ações no campo do capital humano, pilar que confere competitividade a qualquer organização. Dentro do terceiro eixo, as empresas poderão destacar as ações de inovação e tecnologia nas quais estão investindo e ainda aquilo que planejam para o futuro. O público alvo da feira é formado por expositores (empresas industriais de grande, pequeno, médio e micro porte e entidades parceiras) e visitantes (empresários, clientes e fornecedores da indústria, pesquisadores, professores e estudantes universitários, representantes do setor público, de organismos internacionais, de organizações não governamentais relacionadas e outros).

ESPAÇOS - A Expo Indústria Maranhão 2023 terá como novidade o Terminal de Inovação, espaço com startups com foco na indústria, com  hackathons,  pitches, cases, que formarão um estande focado em tecnologia na feira. Outros ambientes são o Plenarium, local em que ocorrerão as palestras com consultores; o Núcleo de Atendimento ao Crédito (NAC), voltado para fomentar o crédito a empresários; o Expo Lounge, ambiente para alimentação, descanso e convivência; o Expo Agro, que apresenta o maquinário dos produtores da agroindústria maranhense; o Expo Show, onde ocorrerão apresentações e espetáculos musicais; a Cozinha Show, espaço para experiências gastronômicas com competições e oficinas gratuitas para os visitantes; a Expo Turismo, área voltada para os expositores da área do turismo; e ainda a Expo Fornecedores; a Expo Artes; o Maranhão Fashion Week e a Expo Summit.

A Expo Indústria Maranhão é uma realização do Sistema FIEMA, formada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização das entidades, Sebrae – MA, Fecomércio – MA e do Governo do Estado do Maranhão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »