MENU

25/05/2023 às 17h17min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h00min

Você sabe o que é um vibrador de concreto? Saiba como funciona e os principais benefícios do equipamento

Ferramenta é essencial para o canteiro de obras e o dia a dia do profissional da construção civil

SALA DA NOTÍCIA / Letícia Gasparini
Agência Image 360
BRANCO MOTORES

São Paulo/SP – O vibrador de concreto é uma ferramenta essencial na construção civil, utilizada para compactar e remover as bolhas de ar presentes no material. Para entender mais sobre as funções, tipos e benefícios do equipamento, a Branco Motores, referência nacional no desenvolvimento de soluções para o segmento, desenvolveu um guia completo sobre o produto.

“A Branco está sempre pronta para solucionar as dúvidas dos nossos clientes e parceiros. Preparamos essas informações para facilitar o dia a dia dos trabalhadores da construção civil e as obras como um todo. Oferecemos equipamentos de qualidade e eficiência para que todos realizem as tarefas da melhor forma possível”, afirma Juliano Silva, Diretor Geral da Branco Motores.

Para que serve um vibrador de concreto?

O vibrador é utilizado para compactar o concreto em moldes, vigas, colunas e lajes, além de garantir que o material fique uniforme e sem bolhas de ar. Isso ajuda a melhorar a resistência do concreto, garantindo a qualidade e a durabilidade da estrutura construída. O produto pode ser utilizado em diferentes tipos de construções, desde pequenas reformas até grandes empreendimentos.

Como funciona um vibrador de concreto?

O vibrador de concreto é composto por um motor que aciona um eixo excêntrico, que, por sua vez, transmite vibrações de alta frequência para a ponteira vibratória. Ao inserir a ponteira vibratória no concreto fresco, as vibrações se propagam pelo material, fazendo com que ele se acomode e se torne mais denso.

Quais são as vantagens de usar um vibrador de concreto?

O vibrador de concreto é uma ferramenta amplamente utilizada na construção civil. Além de garantir a qualidade e a resistência da estrutura que está sendo construída, o uso do produto apresenta diversas vantagens em relação aos métodos convencionais de compactação:

  • Compactação eficiente: vibrador de concreto ajuda a compactar o concreto de forma mais eficiente do que métodos manuais, resultando em um material mais uniforme e resistente;
  • Economia de tempo: com o uso do vibrador de concreto, é possível economizar tempo na construção, pois a compactação é mais rápida e eficiente. Para se ter uma ideia, a compactação feita de forma manual, requer um maior cuidado, pois tem baixa eficiência e isso requer que seja constantemente inspecionado, podendo levar horas de trabalho. Com o produto, essa compactação pode ser feita em no máximo 30 segundos em cada ponto, com maior eficiência e menor tempo de inspeção;
  • Maior durabilidade: o concreto compactado com vibrador é mais resistente, o que significa que pode durar mais tempo sem precisar de reparos e retrabalhos.
     

Modelos de vibrador de concreto:

Vibrador de imersão: esse é um dos modelos mais comuns de vibrador de concreto e é utilizado em obras de pequeno, médio e grande porte. O equipamento é introduzido diretamente na massa do concreto e funciona por meio de um motor elétrico ou a gasolina, que gera vibrações intensas e rápidas. É ideal para obras de construção civil em geral, como lajes, pilares e fundações.

Placa vibratória ou vibrador de superfície: é utilizado para compactar o concreto em superfícies planas, como pisos e lajes. O equipamento é fixado na superfície do concreto e funciona por meio de um motor elétrico ou a gasolina, que gera vibrações de alta frequência. É ideal para obras de grande porte que necessitam de um acabamento perfeito e uma superfície plana e lisa.

Vibrador de parede: o produto é fixado na estrutura e funciona por meio de um motor elétrico ou a gasolina, que gera vibrações de alta frequência. É ideal para obras que necessitam de uma compactação precisa e uniforme em estruturas verticais, como paredes e colunas.

A Branco Motores oferece uma linha de vibradores de concreto completa para a construção civil. Saiba mais em Link.

Sobre a Branco Motores:

Fundada em 1936, a Branco Motores é referência nacional no desenvolvimento de soluções para o agronegócio, a construção civil e o setor de floresta e jardim. A empresa possui um compromisso permanente com a qualidade, a ética e o desenvolvimento de soluções pioneiras e eficientes. O portfólio, completo e inovador, conta com linhas de motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo, entre outros produtos. São itens com alta tecnologia, desempenho, segurança e economia, além de reconhecida assistência técnica e pós-venda.

Para mais informações sobre a Branco Motores ou para localizar a revenda mais próxima, acesse o site.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »