MENU

25/05/2023 às 17h56min - Atualizada em 25/05/2023 às 17h56min

Projeto com alunos da rede pública visita Quartel da PM em Açailândia

Michael Mesquita - Asscom CGJ
Alunos assistem palestra durante visita ao Quartel da PM em Açailândia - Foto: Divulgação
 
A 2ª Vara de Família de Açailândia, com competência para a Infância e Juventude, realizou nesta quarta-feira (24), mais uma etapa do projeto ‘Quero Ser Assim...”. Dessa vez, os  alunos das escolas Eduardo Campos e Darcy Ribeiro, unidades do bairro Pequiá, visitaram, sob coordenação da unidade judicial, o Quartel do 26° Batalhão de Polícia Militar de Açailândia. Participaram da visita 60 alunos, integrantes do 8º e 9º ano. Em um primeiro momento, o Juiz Alessandro Arrais, titular da unidade judicial e idealizador do projeto, falou um pouco para os adolescentes sobre a intenção da iniciativa, o qual foi criado para eles, no intuito de engajá-los a seguirem em busca dos seus sonhos profissionais e não desistirem da escola.

Além do magistrado e integrantes da equipe da 2ª vara de Família, participaram da etapa a Secretária Municipal de Educação, Karla Nascimento e o Tenente-coronel Sérgio Cutrim, que falaram na oportunidade, com palavras de incentivo para os jovens e adolescentes. Outro a falar foi o Tenente Alex, que levou até os jovens um pouco da história da Polícia Militar, bem como sobre as formas de ingresso, as variadas profissões existentes dentro da corporação, e outros tópicos. Tiveram a palavra, ainda, os Policiais Militares do Grupo de Operações Especiais e do Centro Tático Aéreo.

Durante a visita dos alunos, houve a apresentação das equipes de Cavalaria, do Motopatrulhamento e, ainda, exposição dos instrumentos de trabalho da Polícia Militar pelos integrantes do GOE. “Foi visível a alegria de vários adolescentes nesta etapa do projeto, de conhecerem todo o trabalho da Polícia Militar, demonstrando ali mesmo, que alguns deles querem seguir esta profissão. Agradecemos a valiosa contribuição da Polícia Militar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como da parceria da Secretaria de Educação e da OAB, Subseção Açailândia”, observou Alessandro Arrais.

SOBRE O PROJETO
O artigo 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente destaca que é dever da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à educação e profissionalização, dentre outros. A partir desse artigo, três pontos ganharam atenção especial para a criação do projeto “Quero Ser Assim...”, os quais a 2ª Vara de Família de Açailândia adota como premissas de atuação. Primeiro, o fato de que um juiz com competência para a Infância e Juventude não pode solucionar os problemas sozinho, necessitando de rede de proteção e atuação, bem como a participação da sociedade em geral.

Segundo, a evasão escolar tem apresentado números alarmantes, sobretudo na rede pública de ensino, na qual os jovens deixam os bancos das escolas por falta de perspectiva de inserção no mercado de trabalho, bem como pela falta de informação sobre as mais diversas profissões. Por fim, balizados nos argumentos acima colocados e imbuído em uma maior participação da sociedade local, surgiu o projeto, no qual os alunos recebem a visita mensal de profissionais das mais diversas áreas, os quais compartilham informações e experiências, bem como detalhes acerca das profissões.

“Os alunos escutam dos profissionais sobre relatos de vida, dificuldades, conquistas, enfim, depoimentos que servirão de inspiração a balizar aos jovens uma futura escolha profissional e a permanência na escola”, finalizou o magistrado, frisando ser essencial a união entre sociedade e Poder Público no combate à evasão escolar.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »