MENU

25/05/2023 às 17h53min - Atualizada em 25/05/2023 às 17h53min

Tatajuba comemora aniversário de um ano com Sarau Cultural

Na manhã de sábado, dia 27 de maio, a programação será aberta ao público com brincadeiras, momento dançante e sarau com expressões artísticas e culturais variadas

Assessoria
Foto: Divulgação
 
Para comemorar um ano de portas abertas para a cidade de Imperatriz, no dia 27 de maio, das 8h às 12h, o Centro Cultural Tatajuba vai celebrar seu aniversário com uma programação gratuita e aberta ao público. Ao longo de um ano, o espaço, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Suzano, vem se dedicando à formação artística e à valorização da produção cultural imperatrizense e do estado do Maranhão.

A comemoração será repleta de brincadeiras para as crianças e, para todas as idades, haverá um momento dançante com ritmos típicos da região e Sarau Cultural com mostra das habilidades artísticas dos alunos e parceiros do Tatajuba. “Esperamos que as pessoas se divirtam. Será um dia de celebração dessa história que estamos construindo com a população da cidade. Um momento para deixar a arte viva e pulsante, como é o nosso propósito”, comenta a coordenadora de projetos do Centro Cultural Tatajuba, Alice Máximo.

Um ano de Centro Cultural Tatajuba - Em um ano de funcionamento, o centro cultural já realizou cerca de 180 ações, dentre elas, 5 exposições, 40 mostras de cinema, 100 oficinas ofertadas para aproximadamente 1800 alunos, entre outras atividades. Fazendo parte dessa soma, foram mais de 50 ações realizadas em escolas públicas, entre mostras e oficinas. Os eventos do centro cultural já receberam mais de 6.600 pessoas e suas atividades já alcançaram 16.200 pessoas, entre alunos e público presencial e on-line.

“Eu sinto que a cidade acolheu muito bem o Centro Cultural Tatajuba. Estamos criando uma rede de parceiros, de pessoas que estão contribuindo para construção desse espaço. Ele, com certeza, é feito a muitas mãos e está virando um local de encontro de culturas muito diversas, desde a cultura pop até a cultura mais clássica do balé, ou da pintura realista, da pintura à óleo, até as coisas mais contemporâneas. Estamos criando um espaço único de convivência, de realidades, de histórias, de pessoas e linguagens artísticas”, comenta Solanda Steckelberg, idealizadora do centro cultural.

Cultura e arte por toda parte - Como exemplos dessas ações que facilitam o acesso à arte e promovem a valorização da cultura regional, o Tatajuba já participou do 18º Salimp - Salão do Livro de Imperatriz; promoveu Mostras de Cinema nas escolas e universidades; realizou o I Festival Tatajuba pela Arte em seu espaço e estendeu a Mostra de Danças para o Teatro Ferreira Gullar.

Na área das artes plásticas as exposições “O Alfabeto Hadal”, o grafite no Museu Afro-Indígena do NEAI-UEMASUL, “Mostra Cardume de Cores”, “Lágrimas Verdes – O Legado” e “Minha Vida Entre as Palmeiras” foram todas realizadas por artistas maranhenses ou alunos do centro.

Sempre atento às iniciativas regionais, à geração de renda e à inclusão social, o Tatajuba oferece para a comunidade gratuitamente oficinas de literatura, teatro, dança, artes plásticas, contação de histórias, culinária regional, fotografia, elaboração de projetos culturais, marketing digital e artesanato.     Democratização da cultura e acessibilidade - O local possui cozinha-escola, ateliês, espaços expositivos e educativos, sala de artes marciais e dança, sala de estudo e projeção e galpão para mostras, feiras, aulões e eventos. Visando a acessibilidade, as instalações contam com rampas e elevador para cadeirantes e, mediante solicitação prévia, a presença de tradutor de Libras nas oficinas e eventos. Há ainda a intenção de implementar uma loja voltada para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, programação musical mensal, ações itinerantes e de incentivo à leitura.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »