MENU

24/05/2023 às 21h22min - Atualizada em 24/05/2023 às 21h22min

Atletas davinopolenses conquistam título mundial de Kickboxing

Ákylos Almeida e Pedro Lucas foram campeão e vice no mundial de Kickboxing, na Argentina

Dema de Oliveira
Akylos Almeida e Pedro Lucas durante a carreata de ontem, em Davinópolis - Foto: Gil Carvalho
 
Os atletas de Davinópolis, Ákylos Almeida e Pedro Lucas, foram homenageados nesta quarta-feira (24) com uma grande carreata pela cidade, em comemoração às conquistas de campeão e vice-campeão mundial de Kickboxing.

Os dois davinopolenses disputaram o mundial de Kickboxing, que foi realizado em Buenos Aires, no último fim de semana. Ákylos Almeida sagrou-se campeão, enquanto que Pedro Lucas ficou com o título de vice-campeão. Vale lembrar, que o Kickboxing é o mesmo, mas a categoria é diversificada.

A comunidade de Davinópolis saiu às ruas e participou da carreata, como forma de homenagear e reconhecer o grande feito dos atletas Ákylos Almeida e Pedro Lucas, que muito abrilhantam a cidade, que já tem atletas do futebol como Lourency, que brilha nos campos da Europa.

O kickboxing é um esporte de combate de contato moderno, no qual é permitido golpes com mãos e pernas, segundo a definição da Wako (sigla em inglês para Associação Mundial das Organizações de Kickboxing). A modalidade criada no ocidente foi inspirada em diversas artes marciais e esportes tradicionais de combate.

O primeiro Campeonato Mundial da modalidade foi realizado em 1978, um ano depois da fundação da Wako. Na época, a sigla que nomeia a entidade tinha outro significado: Organização Mundial de Caratê de Todos os Estilos. Esse primeiro torneio internacional contou com 110 competidores de 18 países. Logo a entidade criou as regras para a nova luta e o termo kickboxing passou a ser usado.

Durante as competições, os kickboxers são obrigados a usar protetor de cabeça e, no caso das mulheres, protetor de seios em todas as disciplinas, com exceção das formas musicais. Os competidores de todas as disciplinas, tanto homens como mulheres, precisam usar ainda protetor de virilha. O uniforme dos lutadores também é diferente de acordo com a disciplina e podem ter camiseta, calças ou shorts.  

O kickboxing tem 7 disciplinas, divididas em 2 grupos. As de tatame são point fighting, light contact, kick light e formas musicais; e as de ringue, full contact, low kicks e K1 style. O que difere uma da outra é a técnica permitida, a força aplicada e a área de competição.

O tatame para competições de kickboxing é um quadrado de 7 m por 7 m. Para apresentações de formas musicais, a área deve ser de 10 m por 10 m. O ringue tem, no mínimo, 520 cm2 e, no máximo, 610 cm2, e é rodeado por 4 cordas, a uma altura de 40 cm a 132 cm.

Na categoria adulto, as lutas têm 3 rounds de 2 minutos cada, com intervalos de 1 minuto entre um e outro. Ganha quem fizer mais pontos sobre o adversário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »