MENU

24/05/2023 às 18h07min - Atualizada em 24/05/2023 às 18h07min

Unidade da Suzano em Imperatriz completa 10 anos

A companhia segue acreditando no potencial da região e promove iniciativas sociais e de sustentabilidade que fortalecem a economia local.

Da Assessoria
Imprensa/Suzano
Foto: Divulgação
 
O dia da Indústria é comemorado no Brasil no dia 25 de maio. A data marca a relevância de um dos setores econômicos mais importantes do país. E neste ano a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebra a data destacando os 10 anos de sua unidade fabril no estado do Maranhão. Desde a sua chegada à cidade de Imperatriz, em 2013, a empresa mantém práticas sustentáveis e um modelo de negócio que têm contribuído com o crescimento da economia do estado e transformando a vida de milhares de pessoas na região onde atua.

A companhia gera mais de 5 mil empregos (diretos e indiretos) e mantém uma produção de mais de 1,7 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários, que atendem não só o mercado local, mas as regiões norte e nordeste do país. Além disso, a empresa prioriza a mão de obra local, que hoje representa 70% dos(as) colaboradores(as).

Atuação Social – A unidade da Suzano em Imperatriz busca promover o desenvolvimento econômico e social nas regiões do entorno de sua operação. Em uma década, já são mais de 130 mil família beneficiadas diretamente nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins por meio de projetos socioambientais voltados à geração de renda, fomento à educação, valorização cultural e preservação ambiental.

O Programa de Extrativismo Sustentável é um dos exemplos dessa atuação, foi por meio dessa iniciativa que os projetos Pindowa e o Batuk, levaram mais de 41 produções diferentes, como sabonetes, peças de artesanatos de coco babaçu, sacolas ecológicas, peças de madeira, óleo de babaçu, entre outros, para a maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina no início do ano. Na ocasião, foram fechados mais de 33 pedidos de vendas no atacado, gerando aproximadamente R$ 53 mil em vendas diretas e R$120 mil no fechamento de pedidos dos projetos envolvidos no abastecimento territorial e extrativismo, como: venda de matéria-prima para indústria, sementes variadas da Amazônia, pastilhas de coco e matéria-prima bruta.

Atuação Florestal – A Suzano possui uma base florestal de aproximadamente 588 mil hectares de floresta divididos entre os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desse total, aproximadamente 244 mil hectares são áreas destinadas ao plantio de eucalipto, 302 mil hectares são áreas de preservação e 42 mil hectares de áreas utilizadas para outros usos como a construção de estradas e infraestrutura para viabilizar a operação.

A companhia realiza um modelo de manejo florestal sustentável, por meio do plantio em mosaico, que auxilia na preservação e recuperação da mata nativa, além de conservar ecossistemas locais. Essa prática favorece o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal, melhorando o habitat natural e preservando espécies da fauna e da flora nativa.

Para o Gerente Executivo Industrial da fábrica Suzano Unidade Imperatriz, José Ventura, atuar de forma sustentável para apoiar no desenvolvimento social e econômico da região é um motivo de orgulho para a companhia. “A Suzano tem orgulho de estar em Imperatriz nestes 10 anos, contribuindo com o desenvolvimento da região e atuando fortemente para gerar e compartilhar valor com todos os seus steakholders e assim, construir juntos um futuro melhor não só para a Suzano, mas para a sociedade como um todo.”, finaliza.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »