MENU

23/05/2023 às 18h13min - Atualizada em 23/05/2023 às 18h13min

Suzano e Sofidel se unem em programa piloto para proteger a biodiversidade e apoiar comunidades locais na região Amazônica

Parceria impulsionará o desenvolvimento socioeconômico no território, além de contribuir para a formação de um corredor ecológico em uma área do bioma Amazônico de 2.210 quilômetros quadrados

Da Assessoria
Imprensa/Suzano
Foto: Divulgação
 
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Sofidel, líder na produção de lenços de papel, anunciam hoje o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro – Desenvolvendo corredores de biodiversidade para um futuro mais sustentável”. Trata-se de um projeto piloto de três anos de duração que irá promover conservação e restauração ecológica, apoiando o desenvolvimento socioeconômico na região da Amazônia no [1. A iniciativa terá o apoio e a implementação no local do IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade) e da Amazônia Onlus, organização italiana sem fins lucrativos que luta pela defesa da floresta e da população da Amazônia.

Por meio da parceria, o investimento da Sofidel irá ampliar modelos de negócios sustentáveis que podem ser adotados pelas comunidades que habitam na região Amazônica, e, ao mesmo tempo, melhorar a segurança alimentar e a qualidade nutricional. Na primeira fase, a iniciativa ajudará a retirar 1.400 famílias da pobreza por meio de projetos de geração de renda, incluindo o aumento da produtividade agrícola, apicultura e cultivo e comercialização de espécies nativas, como o açaí e babaçu.

“Hoje, uma empresa comprometida com construir um futuro sustentável e criar valor para todos os stakeholders precisa garantir que seus fornecedores compartilhem a mesma visão e forma de operação. Cumprindo o ODS 17, temos o prazer de firmar parceria com a Suzano, um dos nossos maiores fornecedores, para fazer a diferença. Eles compartilham dos mesmos valores que os nossos, então foi natural fazer a nossa contribuição de unir forças para enfrentar as questões sociais e ambientais em uma das regiões mais pobres do Brasil”, afirma Andrea Piazzolla, Diretora Executiva de Suprimentos da Sofidel.

“Com décadas de experiência entregando mudanças positivas, acreditamos que a Suzano é o parceiro certo para trabalharmos juntos neste programa piloto para trazer benefícios concretos e um impacto positivo no mundo. Esperamos que nossos esforços criem um modelo replicável e escalonável para ajudar a tirar comunidades da pobreza de uma forma que melhore o ecossistema”, complementa o executivo.

Ao mesmo tempo, o projeto “Juntos, nós plantamos o futuro” irá contribuir com a formação de um importante corredor de biodiversidade para promover conectividade dentro de uma área de 2.210 quilômetros quadrados na região do Bioma amazônico de alto valor ecológico, que se estende entre os estados do Maranhão e do Pará. Isso será possível por meio da restauração de habitat natural aliada a sistemas agroflorestais sustentáveis, contribuindo para a meta de longo prazo da Suzano de criar corredores de biodiversidade que conectem meio milhão de hectares (5 mil quilômetros quadrados) –  área equivalente a mais de 700 mil campos de futebol –, de áreas prioritárias nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado no Brasil até 2030.

“As empresas podem mudar o mundo para melhor, mas não conseguem sozinhas. Se trabalharmos juntos, podemos ampliar o nosso impacto. É por isso que estamos entusiasmados em fazer parceria com um de nossos maiores clientes, a Sofidel, para acelerar o promissor impacto inicial que vimos em nossos programas de sustentabilidade social e ambiental”, afirma Paulo Jose de Souza Chaer Borges, Diretor Funcional do escritório EMEA da Suzano.

 “Ao capacitar financeiramente as comunidades que vivem em áreas de alto valor ecológico, podemos enfrentar a pobreza como a principal causa do desmatamento, ao mesmo tempo em que as incentivamos a proteger e restaurar os ecossistemas. Esperamos que esta colaboração comprove o poder do trabalho conjunto em toda a cadeia de suprimentos, para criar mudanças positivas”, enfatiza Paulo.

O corredor de biodiversidade beneficiará diversas espécies nativas na região impactadas pela fragmentação dos habitats, como a onça-pintada (Panthera onca), o araçari-de-pescoço-vermelho (Pteroglossus bitorquatus), o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), a anta brasileira (Tapirus terrestris), o sagui-una (Saguinus ursulus), o guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) e o cuxiú preto (Chiropotes satanas), muitos dos quais são atualmente considerados ameaçados ou vulneráveis à extinção.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »