MENU

23/05/2023 às 08h56min - Atualizada em 23/05/2023 às 08h56min

Embrapa apresentará 13 tecnologias na Aquishow 2023

Transferência de Tecnologia

Elisângela Santos (19.500 - RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura
A salsicha e o embutido de tilápia são algumas das tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa - Foto/Divulgação: Ângela Furtado

 

   
Seis centros de pesquisa da Embrapa participarão, entre os próximos dias 23 a 25 de maio, da Aquishow Brasil 2023, que acontecerá no Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto (SP). Nada menos do que 13 tecnologias serão apresentadas a produtores, técnicos e estudantes que visitarão o local. No dia 24, a partir das 15h40, pesquisadores da empresa também vão ministrar palestras dentro da programação do Espaço Técnico da feira, tais como: “Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em aquicultura na Embrapa”; “Edição genômica em peixes de aquicultura” e “Tecnologias para conservação e industrialização do pescado”.

Durante a Aquishow, também haverá a entrega do Prêmio Inovação em Aquicultura, do qual a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) é finalista, pelo serviço de sexagem de peixes nativos. Esta tecnologia, que será apresentada no evento, permite aos produtores de alevinos de pirarucu (Arapaima gigas) e tambaqui (Colossoma macropomun) a identificação do sexo desses peixes, proporcionando um manejo eficaz, tanto na formação de plantel de reprodutores, como na formação precoce de famílias para programas de melhoramento genético. A sexagem precoce é inédita para peixes nativos do Brasil. O teste para pirarucu está sendo oferecido pela Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) e na Embrapa Pesca e Aquicultura é possível realizar o teste em tambaqui e em pirarucu. 

Embrapa de Tocantins também apresentará no evento o SITE Aquicultura - Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira. O sistema reúne centenas de dados sobre a produção aquícola no Brasil, em uma única plataforma digital interativa com mapas estilizados. Disponível gratuitamente online, o produto preenche uma lacuna enfrentada ao longo de anos pelo setor: a ausência de informações organizadas para nortear investimentos, políticas públicas e outras ações. A plataforma apresenta dados gerados por diversas instituições sobre o segmento, bem como sobre fatores que impactam toda atividade rural.

Embrapa Agricultura Digital (Campinas/SP) e a empresa Ferpall Tecnologia Ltda vão apresentar o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar) à cadeia produtiva do pescado. “O sistema desenvolvido pela Embrapa é direcionado à agroindústria e, no evento, ao lado da parceira Ferpall Tecnologia vamos apresentar a aplicação da tecnologia para toda cadeia da aquicultura, em especial, cooperativas e frigoríficos de pescado marinho e de água doce”, diz o supervisor de negócios Anderson Alves, da Embrapa Agricultura Digital.

Diversas tecnologias

Os visitantes do estande também conhecerão seis tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ): o Embutido de carne de tilápia tipo apresuntado; Patê de tilápia com fibra de abacaxi; Processo de obtenção de hidrolisado de gelatina de tilápia (Tilápia rendalli); Salsicha de tilápia com fibra de abacaxi; Revestimento ativo composto por goma de cajueiro e óleo essencial de manjericão-cravo para inibição de melanose em camarão e a Tecnologia para microdepuração de ostras. Clique aqui para saber mais informações sobre esses ativos tecnológicos para parceria.

Já a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) apresentará na Aquishow três sistemas: o Aquisys v. 1.3BioAqua Tanque Rede e o Sistema de bioflocos. O Aquisys foi elaborado para apoiar a difusão de boas práticas de manejo e gestão ambiental da aquicultura, com foco na produção de tilápia em viveiro escavado. Ele permite avaliar se as atividades conduzidas estão alinhadas às orientações de Boas Práticas de Manejo na Aquicultura e à gestão ambiental, entre outras vantagens. O BioAqua Tanque Rede é uma tecnologia que busca monitorar a qualidade da água e do sedimento dos reservatórios em áreas de produção de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques-rede. Por fim, o sistema tecnologia de bioflocos (Biofloc Technology - BFT) é um processo agropecuário adequado e promissor para o desenvolvimento sustentável da aquicultura, que disponibiliza informações sobre redução do teor proteico das rações para alimentação inicial de tilápia-do-Nilo em sistema BFT, proporcionando redução no custo com a alimentação e manutenção da qualidade de água pelos produtores.

Por fim, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) vai disponibilizar informações sobre a plataforma AquaPlus – conjunto de ferramentas genômicas relacionadas a análises genéticas de matrizes/reprodutores de espécies aquícolas. Entre os testes já disponíveis, na estão o TambaPlus, TilaPlus e VanaPlus.  O TambaPlus analisa, entre outros pontos, o perfil genético de matrizes/reprodutores dos plantéis de tilápia (Oreochromis niloticus). O TilaPlus é uma solução tecnológica para facilitar a produção de tambaqui (Colossoma macropomum) com alta qualidade zootécnica e custo competitivo. Já o teste VanaPlus é voltado para os produtores de larvas de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) e é indicado para gerenciar as informações sobre as matrizes/reprodutores de seus plantéis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »