MENU

23/05/2023 às 05h00min - Atualizada em 23/05/2023 às 05h00min

Alternativas de outono-inverno para reduzir custos na lavoura de soja e melhorar o sistema de produção

Embrapa no Showtec 2023

Sílvia Zoche Borges
Embrapa Agropecuária Oeste
Alternativas para a safra de outono-inverno - Foto por Claudio Lazzarotto
   
A Embrapa Agropecuária Oeste estará presente no Showtec 2023 nos três dias de evento: 23, 24 e 25 de maio, em Maracaju, MS. No campo, durante os três dias, os visitantes do estande da Embrapa, verão alternativas de culturas outono/inverno em consórcio e outras solteiras: sorgo granífero, milho safrinha + Brachiaria brizantha Marandu, Panicum maximum Zuri + Crotalaria ochroleuca, Trigo BRS Atobá, milho safrinha + Brachiaria ruziziensis, B. ruziziensis + C. ochroleuca e Trigo ORS Guardião.

No atendimento, estarão os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste Claudio Lazzarotto, Gessí Ceccon, Luís Armando Zago Machado, Marciana Retore e Rodrigo Arroyo Garcia, além de Orismar Espíndola, supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Agropecuária Oeste e Mauro Kruker, analista de TT do SIPT.

“Serão apresentadas diferentes formas de manejo ao principal sistema de produção local, que é a soja-milho, outras alternativas de produção, além de manejos que permitam a convivência com instabilidades climáticas, mitigando essas questões, além de possibilitar situações benéficas na diminuição de inóculos de doenças, pragas e banco de sementes de ervas daninhas”, explica Espíndola. Ele lembra também que são alternativas importantes para a diversificação do sistema, o que contribui para a melhoraria das condições do solo.

Lazzarotto afirma que tais alternativas podem reduzir o custo de produção da lavoura em sucessão, que é a da cultura da soja. O trigo, por exemplo, é uma cultivar extremamente supressora de plantas daninhas, o que reduz a infestação das invasoras na oleaginosa de verão, reduzindo, assim, o uso de herbicidas. A rotação de culturas feita com as culturas de outono-inverno melhoram o solo, a retenção de água e a incorporação de matéria orgânica no solo, colaboram com a fixação biológica de nitrogênio, entre outros benefícios. Todas as vantagens proporcionadas ao sistema pelas alternativas na safrinha diminuem o custo da lavoura de soja.

Gessí Ceccon vai explicar a melhor forma de se fazer consórcio com milho; se adotar a braquiária solteira, realizar o consórcio com a Crotalaria ocroleuca. Além disso, vai falar sobre como realizar a dessecação para a semeadura da soja. Zago e Garcia vão mostrar como é possível fazer estabelecimento da pastagem em consórcio com soja. Já Lazzarotto, vai mostrar cultivares de trigo que são propícias também para Mato Grosso do Sul e falar de suas características.

 

Palestras

No segundo dia, 24 de maio, o pesquisador Guilherme Asmus, da Embrapa Agropecuária Oeste, ministrará uma das palestras do Painel “Protegendo Solos”, sobre manejo de nematoides em Mato Grosso do Sul. O Painel começa às 13h e vai até às 17h30.
No dia 25 de maio, das 13h às 16h, será realizado o Painel “Agentes Biológicos para Proteção de Cultivos” (Palco), do qual o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira, será o moderador de um debate entre os palestrantes para finalizar o Painel.

Para ver a programação completa, clique em https://bit.ly/457N5C5

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »