MENU

22/05/2023 às 10h19min - Atualizada em 22/05/2023 às 10h19min

Tempo seco na região central do país favorece aumento de incêndios, alerta meteorologista do Inmet

Apesar do período de seca nessa área, a região Norte terá prevalência de chuvas ao longo da semana.

Daniela Gomes
Brasil 61
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

   
Entre os dias 23 e 30 de maio, as condições de clima e de tempo favorecem a manutenção do período seco na área central do Brasil, o que pode contribuir para o aumento de incêndios. O alerta é dado pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Olivio Bahia. Segundo ele, essa área seguirá sem previsão de chuva pelos próximos dias. 

“Outro problema, não só para a saúde humana, mas também para o meio ambiente, a fumaça das queimadas acaba atrapalhando, principalmente, os motoristas que atuam nas estradas da região. De forma geral, as temperaturas ficam baixas de madrugada, com mínimas próximas a 3ºC, 5ºC”, afirma Bahia. 

Ainda segundo o meteorologista, apesar do período seco nessa área, a região Norte terá prevalência de chuvas ao longo da semana.   

“Estamos em pleno período seco sobre áreas do território brasileiro. As chuvas ficam concentradas nesse período, especialmente, em áreas da região Norte do Brasil, especialmente em pontos do Acre, Amazonas, Roraima, faixa norte do Pará e no estado do Amapá. Pontualmente, podem ocorrer algumas chuvas fortes nessas localidades no decorrer da semana”, destaca.  

Dados do Inmet revelam que, na região Norte, há previsão de acumulados maiores que 60 mm na faixa norte e no extremo oeste, podendo ultrapassar 90 mm entre Roraima e Amapá. Já em áreas do sul do Amazonas, Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará a chuva deve ser inferior a 20 mm. Com as chuvas fortes e áreas de riscos nessas localidades, os motoristas devem ficar atentos e com atenção redobrada. 

No Nordeste brasileiro, da faixa litorânea do Maranhão até o Ceará, os volumes podem variar entre 20 mm e 60 mm. Já na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, os acumulados devem variar entre 30 mm e 70 mm. No semiárido, o tempo ficará seco. 

O tempo seguirá seco em praticamente toda a região Centro-Oeste, podendo ocorrer chuvas isoladas, mas com acumulados menores que 10 mm em Mato Grosso do Sul. O tempo seguirá seco e com baixa umidade do ar, com grandes riscos de incêndio. 

No Sudeste, o tempo ficará seco, com chuvas isoladas e com possibilidade de acumulados menores que 10 mm no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Há pouca condição de chuva no Sul do país. Os volumes devem ser menores que 20 mm, mas podem atingir parte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, os acumulados devem ser menores que 10 mm. No Paraná e em Santa Catarina, pode chover no período, mas o que deve predominar realmente é o tempo mais seco. A chance de chuva é pequena, mas caso ocorra, pode vir acompanhada de alguma tempestade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »