MENU

18/05/2023 às 18h17min - Atualizada em 18/05/2023 às 18h17min

Na Semana Mundial da reciclagem, estudantes de Imperatriz doam resíduos sólidos para projeto de reciclagem da Equatorial Maranhão

O projeto, intitulado E+ Reciclagem visa a destinação correta dos resíduos sólidos e realiza a troca por bônus na conta de energia elétrica

Assimp/Equatorial Maranhão
Desde fevereiro, o E Reciclagem passou a receber vidro - Foto: Divulgação
 
O Dia da Reciclagem é comemorado mundialmente no dia 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e visa estimular a conscientização da população sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos e os benefícios que a reciclagem traz ao meio ambiente. Além de colaborar positivamente com o ecossistema, a reciclagem contribui com a diminuição da poluição do ar, da água e do solo, melhorando a qualidade de vida da população.

Seguindo esse viés, e com o objetivo de difundir a cultura da coleta seletiva e a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a Equatorial  Maranhão criou o projeto E+ Reciclagem, que faz parte da plataforma de sustentabilidade da distribuidora, e que desde 2011 vem contribuindo com a reciclagem no Maranhão. O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Muitos benefícios de preservação ambiental já foram alcançados por meio do E+ Reciclagem, um exemplo disso foram as doações realizadas recentemente pelos alunos da Escola Frei Paulo de Graymoor em Imperatriz, que na Semana Mundial da Reciclagem, doaram livros desatualizados e papéis da instituição para um dos pontos de arrecadação do E+ Reciclagem da Equatorial da cidade. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o funcionamento do projeto, aprenderam sobre a separação e destinação correta dos materiais e a importância da preservação do meio ambiente para a sociedade.

Consciência Ambiental e Bônus na Fatura de Energia
A entrega dos materiais foi uma ação do projeto de educação ambiental da Escola Frei Paulo de Graymoor, que incentiva seus alunos a buscarem alternativas sustentáveis. O coordenador e responsável pelo projeto no colégio, Jorge Roberto Barbosa pontua o interesse em levar as crianças para conhecer o E+ Reciclagem: “O objetivo é conscientizar nossos alunos sobre os problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos na natureza e incentivar a reciclagem por meio da doação de materiais para o programa E+ Reciclagem. Esse é o segundo ano que fazemos esta ação e pretendemos levá-los mais vezes. Em 2022 já levamos materiais. Para nós é muito importante!”, pontua Jorge.

Além de proporcionar o descarte correto dos materiais, o programa ainda possibilita descontos na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável doado. Esse bônus pode ser aplicado na conta de energia do cliente ou pode ser direcionado a uma instituição filantrópica. Na ocasião, 10 alunos participantes da entrega foram contemplados com descontos na fatura de energia elétrica de suas residências.

Para o Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, é muito importante ver as escolas conscientizando os estudantes desde cedo sobre o descarte correto dos resíduos sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável.

“A Equatorial enfatiza a importância do consumo consciente, e seu compromisso com a destinação correta de resíduos. Essa ação reforça a utilização de práticas sustentáveis para a preservação do planeta, que é uma responsabilidade de todos nós. Iniciativas como estas do professor Jorge Roberto Barbosa, aproximando seus alunos do nosso projeto, são fundamentais para sensibilizarmos e conscientizarmos cada vez mais a população”, ressalta.

O Projeto E+ Reciclagem em Números
Desde o seu lançamento no Maranhão, o Projeto E+ Reciclagem já recebeu mais de 40 mil toneladas dos diversos tipos de materiais aceitos, como o papel, plástico, metal, embalagens Tetra Pak e óleo de cozinha. Esses resíduos sólidos se converteram em descontos na conta de energia de muitas famílias e instituições sem fins lucrativos, somando mais de 2 milhões de reais em descontos em contas de energia.

Mais de 29 mil toneladas de papel foram recicladas, isso equivale a 1.163.737 árvores que deixaram de ser cortadas e proporcionou a economia de 930.989 metros cúbicos de água. E as mais de 7 mil toneladas de plástico recicladas ajudaram a economizar 38. 259. 870 Megawatt hora de energia elétrica.

Somente em 2023, até o início de abril, mais de 1.300 toneladas de resíduos já foram coletadas, gerando quase R$ 87 mil em descontos na conta de energia. Além disso, desde fevereiro, o E+ Reciclagem passou a receber vidro, totalizando em menos de três meses mais de 6 toneladas de vidro reciclado.

A Equatorial Maranhão, que tem como um de seus valores a Responsabilidade socioambiental, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu o compromisso com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

Confira os materiais recebidos nos postos de coleta do projeto:
• Resíduo orgânico: óleo de cozinha;
• Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc.;
• Plástico: PET, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc.;
• Material eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);
• Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);
• Embalagens Tetra Pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc.);
• Vidro: garrafas (cervejas, vinhos, sucos, destilados, etc.); copos e pratos; potes de conserva (palmito, azeitona, geleia, etc.); embalagens de vidro (azeite, mel, vinagre balsâmico, etc.); embalagens de esmalte (sem tampa).
Como participar do E + Reciclagem?
• Separe os resíduos (limpos e secos);
• Procure um dos postos de coleta com o número da conta contrato (unidade consumidora) em mãos;
• Leve os resíduos ao posto de coleta e faça sua troca;
• O bônus referente ao seu resíduo virá na próxima conta de energia.  Se preferir, você pode escolher uma instituição filantrópica para doar os seus bônus. Desta forma, as instituições somam várias doações e muitas vezes recebem a conta paga (zerada) no final do mês.

Onde levar os materiais recicláveis?
Atualmente, além do Maranhão, o projeto atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí, Alagoas, Goiás e Rio Grande do Sul. Aqui no estado, são 12 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Os pontos de coleta de Imperatriz ficam localizados nos seguintes endereços: na sede administrativa da Equatorial Maranhão - BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento; no bairro Bacuri - rua Leôncio Pires Dourado nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); e no bairro Nova Imperatriz - rua Pernambuco, nº 870 (Igreja Batista - Mangueira).

Consulte todos endereços e horários de funcionamento em www.equatorialenergia.com.br ou direto pelo link https://ma.equatorialenergia.com.br/locais-de-coleta/.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »