MENU

17/05/2023 às 18h32min - Atualizada em 17/05/2023 às 18h32min

OAB-MA sabatina amanhã os mais votados para vaga de desembargador

Imprensa / OAB-MA
Foto: Divulgação/OAB-MA
 
Com uma equipe multidisciplinar e fazendo história ao escutar a classe pela primeira vez na escolha do desembargador para o TJMA, a OAB/MA finalizou e entregou com rapidez, segurança e transparência o resultado da nova consulta à advocacia para o Quinto Constitucional.

Foram escolhidos 12 nomes (06 homens e 06 mulheres) por meio de votação on-line. A eleição contou com a presença de representantes do Conselho Federal da OAB, das Universidades Federais de Santa Catarina e do Maranhão, auditores, fiscais, além da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, funcionários da Seccional e das Subseções e da Diretoria e Conselho da Ordem.

A OAB/MA inovou ao escolher um sistema anticoerção por meio do Helios Voting, um sistema desenvolvido pela Universidade de Harvard, nacionalizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, e utilizado pela Universidade Federal do Maranhão, pelo Ministério Público Federal e Estadual em Santa Catarina e, mais recentemente, pela OAB/MA na nova consulta à advocacia.

Nesta quinta-feira, 18, o Conselho Seccional da OAB/MA se reúne para sabatinar os mais votados e, então, votarem em seis candidatos, respeitando os critérios de paridade e de cotas raciais.

“Nosso compromisso é com a garantia da segurança, transparência e credibilidade da nova consulta e agradeço a todos que se empenharam nesse trabalho” afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

As conselheiras federais pelo DF e PA, representando o CFOAB, Cristiane Damasceno e Cristina Lourenço, reafirmaram o trabalho excelente e confiável realizado pela OAB/MA. “Viemos para reforçar ainda mais essa transparência”, afirmaram.

Segurança e transparência
Uma equipe multidisciplinar com profissionais da área de informática, auditores, funcionários da OAB/MA em São Luís e nas Subseções, Conselheiros Federais da OAB, representantes da Universidade de Santa Catarina, da UFMA, da Comissão Eleitoral do Quinto e da Diretoria da OAB/MA garantiram uma eleição segura, ágil e transparente.

A utilização do sistema anticoerção garantiu a votação democrática, pois evita que o eleitor sofra pressões na hora de votar. De acordo com o professor Jean Martina, da UFSC, responsável pelo sistema Helios, no fim da votação a plataforma avisa que você pode repetir o processo quantas vezes quiser enquanto a eleição estiver aberta. “Mas por conta do sistema de anticoerção, apenas a sua última votação será considerada, ou seja, mesmo que você repita o processo várias vezes, somente será computado o voto feito por último”. A plataforma de votação é confiável e temos larga experiência em universidades federais e instituições como o Ministério Público.

“Qualquer possível interferência no sistema é possível localizar imediatamente”, afirmou o Fernando Barreira, da The Perfect Link, empresa responsável por auditar todo o sistema. Anilton Maia, representante da UFMA, que utiliza o mesmo sistema para votação interna, reafirmou a “confiabilidade da plataforma de votação e a segurança da informação”.

Sobre a votação
A votação foi on-line nos exatos termos do item 7.2 do Edital e artigo 14 da Resolução, ambos com a numeração 001/23, mediante a utilização de certificado digital do advogado ou advogada, assegurando, assim, a ampla participação da advocacia maranhense, sobretudo do interior do estado, na medida em que não precisaram se deslocar longas distâncias para votar.

Os 12 mais votados pela advocacia para concorrerem à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Maranhão foram:

Conheça as advogadas escolhidas pela advocacia para compor a Lista Duodécima:
  • Alessandra Belfort e Silva
  • Ana Cristina Brandão Feitosa
  • Anna Graziella Santana Neiva Costa
  • Josineile de Sousa Pedroza
  • Lorena Saboya Vieira Soares
  • Valeria Lauande Carvalho Costa

Conheça aos advogados escolhidos pela advocacia para compor a Lista Duodécima:
  • Diego Menezes Soares
  • Flávio Vinicius Araújo Costa
  • Gabriel Ahid Costa
  • Gustavo Sauaia de Oliveira
  • Gustavo Araújo Vilas Boas
  • Hugo Assis Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »