MENU

16/05/2023 às 17h18min - Atualizada em 16/05/2023 às 17h18min

Estado fortalece o combate à exploração sexual infantil nos polos turísticos com o programa Mais Infância, Mais Turismo

Secom / MA
Foto: Fernando dos Anjos
 
Em São Luís, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apresentou o Programa “Mais Infância, Mais Turismo” no Liceu Maranhense, nesta segunda-feira (15). O objetivo foi o de fortalecer o combate a todas as formas de violência, com foco especial na exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos do estado.

A palestra, ministrada pela coordenadora do programa, Wanda Bittencourt, contou com a participação de estudantes de todas as séries do ensino médio. O evento teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da proteção dos direitos das crianças e adolescentes e mobilizá-los no enfrentamento dessa grave questão.

O Programa “Mais Infância, Mais Turismo” abrange ações voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes nos dez polos turísticos do Maranhão. Por meio de palestras educativas e campanhas de conscientização, o programa busca sensibilizar o público-alvo, fornecendo informações relevantes e distribuindo materiais promocionais que incentivam a atenção e promovem medidas de proteção e direcionamento aos mais vulneráveis.

Com essa iniciativa, o Governo do Maranhão reafirma o compromisso de combater a exploração sexual infantil e garantir que os polos turísticos do estado sejam espaços seguros para crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento do turismo de forma ética e responsável. A conscientização e a participação ativa da sociedade são fundamentais para que esse objetivo seja alcançado e a infância seja protegida.

A coordenadora do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bittencourt, afirma que as visitas às escolas e pontos onde há fluxo de turistas ocorre para que a sociedade se una à Setur no combate às mazelas e fazer com que as crianças e adolescentes saibam os seus direitos, como se protegerem e a quais autoridades recorrer em caso de abusos.

“A Setur, juntamente com a secretária Socorro Araújo, tem uma preocupação muito grande em relação ao tema do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nós temos ido às escolas públicas para levar palestras sobre esse tema, temos feito blitz em lugares onde há fluxo de turistas. O turismo gera emprego e renda mas, infelizmente, traz mazelas também, e temos o intuito de combatê-las”, pontuou a coordenadora.

Para o gestor do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio, o diálogo da temática na escola garante que a discussão seja levada além dos muros, uma vez que alunos se tornam multiplicadores do assunto em vários espaços da sociedade.

“A escola é um local propício para se discutir a temática, nossos jovens precisam estar bem informados. Estas informações são muito preciosas e podem salvar muitas vidas, eles multiplicam isso às suas famílias em casa, aos grupos de amigos, então, essa é a importância da discussão na escola”, disse o educador.

O estudante 2° ano do Ensino Médio, Henri Batista, conta que às vezes costuma realizar pesquisas para se manter informado, evitando cair em golpes que ofereçam riscos à sua vida. “Essa campanha ajuda as pessoas a não serem manipuladas e levadas para o mau caminho. Inclusive, eu às vezes costumo pesquisar sobre isso, para não acabar caindo em golpes ou coisas do tipo”, afirmou o aluno.

Marcos André Rodrigues, estudante do 3° ano do Ensino Médio, defende que o conhecimento nunca é demais, sobretudo, em tempos que os casos de abusos e demais formas de violência têm tido tanta evidência. “É de extrema valia que os estudantes venham a ter ciência dessas informações que são algo que temos vivenciado ao longo do tempo, por investigações. A informação nunca é demais”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »