MENU

08/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 08/12/2020 às 00h00min

Caravana da Conciliação do TJMA registra cerca de 400 atendimentos

Evento foi encerrado na sexta-feira

Amanda Campos - Agência TJMA de Notícias
Divulgação: Ribamar Pinheiro
Na última sexta-feira (4), foi concluída a XV Semana Nacional de Conciliação (SNC). No Maranhão, o evento foi encerrado com a Caravana da Conciliação Itinerante, no fórum judicial do termo judiciário da Raposa, da Comarca da Ilha de São Luís.

Durante cinco dias, a população resolveu os mais diversos conflitos, de forma rápida, simples e pacífica, com o apoio de juízes e servidores do Poder Judiciário do Maranhão, além de parceiros.

A Caravana registrou cerca de 400 atendimentos aos cidadãos, dentre audiências realizadas, agendamentos e serviços em geral, referentes a divórcio, pensão alimentícia, renegociação de dívidas, acesso a plataforma digital de solução de conflitos (consumidor.gov.br), dentre outros.

O presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, ressaltou o êxito e o alcance da iniciativa, em prol da sociedade maranhense.

“A Caravana é um modelo exitoso implementado pelo Tribunal de Justiça em benefício da população. Parabenizamos todos os servidores, juízes e parceiros pelo engajamento nesse importante projeto com vistas à pacificação social”, frisou o desembargador. José Luiz Almeida também registrou agradecimentos ao presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, pelo apoio incondicional às iniciativas promovidas pelo Núcleo de Conciliação.

Segundo o coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, juiz Alexandre Abreu, a Caravana contribuiu para expandir os atendimentos à população maranhense, durante a Semana Nacional de Conciliação deste ano.

“Todos os anos, já temos um calendário da Semana Nacional de Conciliação e, desta vez, resolvemos incluir também os serviços itinerantes. O Poder Judiciário do Maranhão está reconhecendo o seu papel social ao ajudar as pessoas a solucionarem seus conflitos, de forma ágil e efetiva. Só temos motivos para comemorar, com os resultados alcançados”, expressou o magistrado.

A Caravana da Conciliação Itinerante atendeu os moradores de São Luís, no bairro da Cidade Operária (30/11); Santa Rita (1º/12); Anel Viário, no Parque da Vale (2); São José de Ribamar (3), no Liceu Ribamarense; e no Fórum da Raposa, no dia 4 de dezembro.

Os atendimentos foram realizados por uma equipe de conciliadores da Justiça devidamente capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

DIÁLOGO
A professora aposentada, Deusa de Sena Moraes, participou do encerramento do evento, no Fórum da Raposa, e parabenizou o Judiciário pela iniciativa.

“A Caravana foi uma oportunidade ímpar para resolvermos nossas questões de forma rápida e tranquila, com muito diálogo, que é o melhor caminho pra tudo nesta vida. Fui super bem atendida pela equipe da Conciliação. Espero que esse projeto alcance mais pessoas”, disse.

PARCERIA
A Caravana da Conciliação Itinerante foi promovida pelo TJMA em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e a Procuradoria Geral do Estado. Contou com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce e da Equatorial Energia.

SERVIÇOS
Durante a Semana Nacional de Conciliação, os cidadãos solucionaram demandas processuais e pré-processuais (sem ação judicial), cíveis e de família, tais como: divórcio, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, guarda de filhos, divisão de bens; problemas de vizinhança; negociação de dívidas, inclusive com a possibilidade de pagamento com cartão de crédito; coleta de material para exame de DNA de confirmação de paternidade não registrada; além de acesso a plataformas digitais de solução e conflitos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »