MENU

15/05/2023 às 19h34min - Atualizada em 15/05/2023 às 19h34min

SENAI Maranhão oferece serviços em tecnologia e inovação para o setor industrial

Com uma equipe qualificada e equipamentos modernos, o SENAI MA realiza consultorias, ensaios, análises e projetos para atender às demandas das empresas

Da Assessoria
Imprensa / FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Maranhão é uma instituição que, além de oferecer educação profissional de qualidade, também presta serviços em tecnologia e inovação (STI) para o setor industrial do estado. Esses serviços visam aumentar a competitividade, a produtividade e a sustentabilidade das empresas, por meio de soluções personalizadas e adequadas às suas necessidades.

Os serviços em tecnologia e inovação do SENAI MA abrangem diversas áreas, como alimentos e bebidas, automação, construção civil, eletroeletrônica, eficiência energética, gestão, meio ambiente, metalmecânica, química e têxtil, vestuário e mobiliário. Entre os serviços oferecidos estão consultorias em tecnologia para processo produtivo e atendimento a legislação, normas e regulamentos técnicos, ensaios laboratoriais físicos e mecânicos também fazem parte do portfólio, como também o desenvolvimento e soluções para projetos de pesquisa aplicada a partir de experimentos, entre outros.

Para realizar esses serviços, o SENAI MA conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, além de equipamentos modernos. O SENAI MA possui oito unidades fixas no estado, localizadas em São Luís (duas), Açailândia, Balsas, Bacabal, Caxias, Imperatriz e Rosário 

O coordenador de STI do SENAI MA, Francisco Gaspar, destaca a importância dos serviços em tecnologia e inovação para o desenvolvimento do setor industrial maranhense. “Os serviços de STI do SENAI MA são fundamentais para que as empresas possam se adaptar às constantes mudanças do mercado, às exigências dos consumidores e às normas técnicas e ambientais. Além disso, os serviços de STI contribuem para a inovação dos processos produtivos, dos produtos e dos modelos de negócio das empresas”, afirma.

Soluções customizadas- Os serviços de STI oferecidos pelo SENAI MA são soluções personalizadas para as demandas das indústrias e da sociedade em geral.

Os serviços de STI aumentam a produtividade, a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos processos industriais, além de contribuir para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. 

Pode-se visualizar como um exemplo prático dos serviços em tecnologia e inovação no dia a dia, uma aplicação no setor de panificação, a implantação da tecnologia de pré-pesagem, que tem como finalidade reduzir desperdício bem como custos operacionais, padronização de processos, melhoria do processo produtivo, aumento da produtividade, redução de estoque etc. Cita-se como vantagem da implantação deste sistema a economia de tempo dos funcionários para produção de produtos, facilidade de controle do estoque e custos, e resposta rápida ao aumento das demandas. Esta tecnologia é utilizada por padarias (ou empresas do ramo de produção de alimentos) onde se faz a pesagem dos ingredientes a partir de uma ficha técnica padronizada do produto.

 Esses serviços podem ser contratados por indústrias de todos os portes e segmentos, bem como por órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa e pessoas físicas. Os serviços de STI do SENAI MA são realizados por profissionais qualificados e com infraestrutura moderna e equipada. Para saber mais sobre os serviços em tecnologia e inovação do SENAI MA, acesse o site https://www.fiema.org.br/senai ou entre em contato pelo telefone (98) 3031-0104, acessando primeiro a opção 3 em seguida a opção 2. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »