MENU

15/05/2023 às 16h16min - Atualizada em 15/05/2023 às 16h16min

Dinheiro na mão é vendaval

A primeira versão de “Pecado Capital” está disponibilizada na íntegra, para os assinantes do Globoplay.

Da Redação
GB Edições
"Pecado Capital”, exibida em 1975, é marcada pelo realismo e tinha como pano de fundo o universo suburbano carioca. A trama mostrou Francisco Cuoco vivendo o machão Carlão e Betty Faria foi a batalhadora Lucinha / Foto: Arquivo GB Imagem
   
O tema não poderia ser mais atual. Um assalto a banco, com tiroteio entre polícia e ladrão. Os bandidos morrem e o dinheiro acaba ficando no banco traseiro de um táxi. O motorista decide ficar com o dinheiro e daí começa o seu calvário.

Assim estreou a novela "Pecado Capital". A trama de Janete Clair foi tão boa que a Globo produziu a novela duas vezes. A primeira em 1975 e a segunda na década de 1990.

A primeira versão entrou no ar em novembro de 1975 às pressas, para tapar o buraco deixado por "Roque Santeiro" que tinha sido barrada pela censura.

Francisco Cuoco interpretou Carlão, o motorista do táxi que, depois de se apossar do dinheiro do roubo, ascende socialmente e acaba se envolvendo com Eunice (Rosamaria Murtinho), a mulher que havia participado do assalto no qual Carlão se envolvera involuntariamente.

Apesar do romance com Eunice, Carlão amarga a maior dor-de-cotovelo por causa de Lucinha (Betty Faria), sua noiva que o abandona às vésperas do casamento seduzida pelo amor maduro e seguro de seu patrão, Salviano Lisboa (Lima Duarte). O empresário transforma Lucinha numa modelo famosa e o casal anuncia o noivado para toda sociedade. 

"Pecado Capital" marcou a ascensão de Betty Faria para o primeiro escalão de estrelas da Globo. Inesquecível também foi a atuação de Débora Duarte, vivendo a problemática Wilminha, filha de Salviano Lisboa, que acabou encontrando a solução dos seus conflitos graças ao psicoterapeuta vivido por Milton Gonçalves.

Embalada com a trilha sonora "Dinheiro Na Mão é Vendaval", interpretada por Paulinho da Viola, a novela teve a direção de Daniel Filho e no seu final Carlão morre assassinado agarrado a mala do dinheiro que só lhe causara desgraça na vida.

No elenco estavam ainda Dênis Carvalho, Elza Gomes, Elisângela, Luiz Armando Queiroz, João Carlos Barroso, Theresa Amayo, Marco Nanini, André Valli, Dary Reis, Emiliano Queiroz, Fábio Massimo, Gilberto Martinho, Ilva Niño, Isolda Cresta, Ivan Cândido, Lady Francisco, Leina Krespi, Lutero Luiz, Maria Pompeu, Moacyr Deriquém, Myriam Pires, Mário Lago, Sandra Barsotti, entre outros. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »