MENU

09/05/2023 às 15h47min - Atualizada em 15/05/2023 às 00h00min

Tiche Vianna lança livro sobre a arte das máscaras teatrais na quinta, 11 de maio, na SP Escola de Teatro

O evento, aberto ao público, acontece na quinta-feira (11/5), a partir das 19h, e será acompanhado de uma aula-espetáculo da autora, ao lado do ator Miguel Rosa

SALA DA NOTÍCIA G. Almeida
Divulgação
A SP Escola de Teatro, unidade Roosevelt, será palco do lançamento do livro "Além da Commedia Dell’Arte - A Aventura Em Um Barracão de Máscaras", escrito pela atriz, diretora e pesquisadora Tiche Vianna, nesta quinta-feira, dia 11 de maio. O evento começa às 19h e é aberto ao público. 

Publicado pela Editora Perspectiva, a obra apresenta a trajetória da escritora que, durante quase 40 anos, investigou as máscaras ocidentais do teatro popular urbano, partindo do estudo da commedia dell’arte e suas tantas atualizações, na construção de um procedimento para a formação técnica e para a autonomia da criação de artistas da cena.

A edição é uma síntese do material recolhido ao longo dos anos, princípios e conceitos que regem a máscara teatral ocidental do ponto de vista pedagógico e como linguagem cênica.

Durante o lançamento e venda do livro, Tiche Vianna também apresentará ao público uma aula-espetáculo, intitulada "Máscara: da neutralidade ao caráter, tudo é corpo e movimento", ao lado de Miguel Rosa. A exposição prática e teórica abordará alguns dos conceitos que traduzem a máscara como ferramenta pedagógica e linguagem cênica.

Sobre Tiche Vianna
Atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). É diretora e cofundadora do Barracão Teatro, espaço de criação teatral de Campinas, onde pesquisa a linguagem das máscaras e da commedia dell'arte, com especialização pela Universidade de Bolonha e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché. Além disso, é doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Serviço
Lançamento livro:
Além da Commedia Dell’Arte - A Aventura Em Um Barracão de Máscaras
Autora: Tiche Vianna
Dias 11/5, às 19h00
Local: Hall da SP Escola de Teatro, Praça Franklin Roosevelt, 210.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »