MENU

12/05/2023 às 22h57min - Atualizada em 12/05/2023 às 22h57min

Governador Wanderlei Barbosa lança oficialmente a Agrotins 2023 na Praça dos Girassóis

Com os shows do cantor Leonardo e do tocantinense Evoney Fernandes, a maior feira agropecuária da região Norte foi oficialmente lançada nessa quinta-feira, 11

Guilherme Lima
Governo do Tocantins
Evento de abertura foi realizado na praça dos Girassóis, em Palmas, com shows nacionais dos cantores Evoney Fernandes e Leonardo - Foto: Divulgação / Governo do Tocantins

   
Em um evento repleto de expectativa, entusiasmo e atrações musicais, o Governo do Tocantins lançou oficialmente, nessa quinta-feira, 11, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), a maior feira agropecuária da região Norte do Brasil. O evento ocorreu na Praça dos Girassóis, em Palmas, com shows nacionais dos cantores Leonardo e Evoney Fernandes. “O agronegócio cresce muito e a nossa feira é uma vitrine. Lançá-la oficialmente com grandes shows culturais só mostra a importância do evento, que fortalece o crescimento do nosso agronegócio, melhorando ainda mais a nossa economia”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa para uma multidão presente na Praça dos Girassóis.

Conforme a Polícia Militar (PMTO), aproximadamente 23 mil pessoas prestigiaram o lançamento da Agrotins que, pela primeira vez, teve uma abertura cultural na praça que é sede do Governo do Tocantins. As atrações iniciaram ao som do projeto TabokaGrande, de Taquaruçu; seguindo então a programação com a dupla sertaneja Ageu e Rodrigo; os cantores DI Luca e Raphael; DJ Lellis; e ainda o cantor tocantinense, sucesso nas redes sociais, Evoney Fernandes. A noite foi finalizada pelo cantor Leonardo, uma das maiores referências do sertanejo brasileiro.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, destacou a importância da Agrotins para o Tocantins e o país, pontuando ainda o quão é necessário apresentar atrações culturais no lançamento da feira. “A feira tem seu destaque no cenário nacional, nada mais justo que um momento como esse para marcar seu lançamento. É um grande presente que o Governo do Tocantins está dando para população, especialmente aqui de Palmas. Não paramos por aqui, semana que vem teremos a Agrotins que, este ano, está com muitas novidades”, reforçou o secretário Jaime Café.

Desde 2022, o governador Wanderlei Barbosa inovou trazendo atrações culturais para abertura da feira. Este ano, o Chefe do Executivo fez questão de pensar em um lançamento conivente com o gosto dos tocantinenses. “Nós estamos tendo a oportunidade de oferecer para os palmenses, para os tocantinenses, um show de dois artistas nacionalmente conhecidos, Evoney, que é um artista nosso e passou a ser do Brasil; e o Leonardo, que é um cantor consagrado. Então, a gente fica feliz de poder divulgar a nossa Agrotins com um evento tão importante quanto este”, finalizou o Governador.

Agrotins 2023

Com a temática Compliance no Agro, a feira tocantinense de agronegócios, que ocorrerá de 16 a 20 de maio, considerada a mais importante da região Norte do País, contará com, aproximadamente, 850 expositores, tendo expectativa de público superior a 150 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

Para este ano, o evento se destaca mais uma vez ao aplicar a política de Carbono Neutro, sendo assim a primeira feira do Brasil a aplicar essa iniciativa. A proposta é diminuir os gases poluentes, por meio de plantio de árvores e outros métodos. A expectativa é superar a marca do ano passado em negócios, que foi de R$ 2,5 bilhões.

Durante o evento, são difundidas novas tecnologias, aberturas de frentes de negócios, ampliação de debates sobre a temática agricultura, sugestões de métodos para potencializar a produção da agricultura do Tocantins, tal como incentivar a pesquisa científica no ramo.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.
 


 






 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »