MENU

12/05/2023 às 17h51min - Atualizada em 12/05/2023 às 17h51min

Tatajuba em festa: centro cultural comemora 1 ano em Imperatriz

Com ações voltadas para a arte, a cultura e a economia criativa, a instituição já atendeu de forma gratuita a mais de 6 mil pessoas

Da Assessoria
Solanda, fundadora do Tatajuba e colaboradoras da instituição - da esquerda para a direita - Simone Fonseca, Solanda Steckelberg, Jô Santos e Lília Diniz - Foto: Divulgação
 
Muitas cores, arte em movimento, cultura pulsante, saberes e sabores regionais. Essas são algumas palavras que norteiam o dia a dia do Centro Cultural Tatajuba, desde a sua inauguração em maio de 2022. Ao longo de um ano, o espaço, que é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Suzano, vem se dedicando à formação artística e à valorização da produção cultural imperatrizense e do estado do Maranhão.     

Solanda Steckelberg, fundadora do Tatajuba, explica que a instituição, desde 2017, realiza projetos itinerantes de cultura pelo interior do Pará e Maranhão. “Abrimos as portas há um ano nesta cidade que tem uma localização estratégica e é também onde minha família reside desde a década de 60. É um sonho abraçado por muitos. Trabalhar com cultura no Brasil não é fácil, apesar de extremamente importante. A cultura é uma força motora de desenvolvimento social e econômico. Vejo o Tatajuba como um espaço vivo, pulsante, onde a tradição maranhense convive com a arte jovem. Espero que cada vez mais possamos contribuir para o fortalecimento da cidadania, da equidade social, da diversidade, da valorização artística e também ambiental”, conclui.

Em um ano de funcionamento, o centro cultural já realizou cerca de 180 ações, dentre elas, 5 exposições, 40 mostras de cinema, 100 oficinas ofertadas para aproximadamente 1800 alunos, entre outras atividades. Fazendo parte dessa soma, foram mais de 50 ações realizadas em escolas públicas, entre mostras e oficinas. Os eventos do centro cultural já receberam mais de 6.600 pessoas e suas atividades já alcançaram 16.200 pessoas, entre alunos e público presencial e on-line.

Cultura e arte por toda parte
Como exemplos dessas ações que facilitam o acesso à arte e promovem a valorização da cultura regional, o Tatajuba já participou do 18º Salimp - Salão do Livro de Imperatriz; promoveu Mostras de Cinema nas escolas e universidades; realizou o I Festival Tatajuba pela Arte em seu espaço e estendeu a Mostra de Danças para o Teatro Ferreira Gullar.

Na área das artes plásticas as exposições “O Alfabeto Hadal”, o grafite no Museu Afro-Indígena do NEAI-UEMASUL, “Mostra Cardume de Cores”, “Lágrimas Verdes – O Legado” e “Minha Vida Entre as Palmeiras” foram todas realizadas por artistas maranhenses ou alunos do centro.

Sempre atento às iniciativas regionais, à geração de renda e à inclusão social, o Tatajuba oferece para a comunidade gratuitamente oficinas de literatura, teatro, dança, artes plásticas, contação de histórias, culinária regional, fotografia, elaboração de projetos culturais, marketing digital e artesanato.     

Democratização da cultura e acessibilidade
O local possui cozinha-escola, ateliês, espaços expositivos e educativos, sala de artes marciais e dança, sala de estudo e projeção e galpão para mostras, feiras, aulões e eventos. Visando a acessibilidade, as instalações contam com rampas e elevador para cadeirantes e, mediante solicitação prévia, a presença de tradutor de Libras nas oficinas e eventos. Há ainda a intenção de implementar uma loja voltada para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, programação musical mensal, ações itinerantes e de incentivo à leitura.

Um mês de comemoração
Durante todo o mês de maio, para comemorar um ano de funcionamento, o centro cultural irá realizar atividades direcionadas para os alunos, convidados, escolas e comunidade em geral. Entre os destaques, está a Oficina de Culinária edição especial Festa Junina, com o chef Kiko Lacerda, que mistura técnicas da cozinha clássica com ingredientes locais. Serão oferecidas 10 vagas para pessoas a partir de 18 anos, e as inscrições podem ser feitas presencialmente, entre os dias 4 e 18 de maio, de maneira gratuita na secretaria, mediante apresentação de documento de identificação pessoal com foto.

No dia 27 de maio, das 8h às 12h, acontece a grande comemoração de aniversário do Centro Cultural Tatajuba, com bolo, brincadeiras para as crianças, momento dançante com ritmos típicos da região e Sarau Cultural com mostra das habilidades artísticas dos alunos e parceiros do Tatajuba.

Programação de maio

5, 12, 19 e 26 - Oficina de Flores Artesanais em Chita - inscrições encerradas.

08 - Dia do Artista Plástico: Lágrimas Verdes - O Legado - Roda de Conversa sobre a Exposição de Tonneves – atividade direcionada aos acadêmicos do Curso de Arquitetura – CEUMA.

13 – Homenagem “Arte de Ser Mãe” -  atividade direcionada às mães de alunas e alunos de dança.

11, 18 e 25 - Visitas guiadas ao Centro Cultural Tatajuba com Jô Santos – atividade direcionada às escolas, instituições e público geral interessado feitas sob agendamento.

19 - Oficina Técnicas e Recursos na Arte de Contar Histórias - atividade a ser realizada na Escola Municipal Fraternidade.

25 - Oficina de Culinária edição especial Festa Junina com o chef Kiko Lacerda – inscrições abertas entre os dias 4 e 18 de maio.

27 - Aniversário do Tatajuba - das 8h às 12h - programação aberta ao público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »