MENU

11/05/2023 às 17h27min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h00min

Boom do Pix no Dia das Mães: e-commerce brasileiro deve estar preparado para novo pico de transações

Saiba como ter um sistema preparado para atender ao consumidor na segunda data mais importante para o comércio

MARIA LUCIA SOUZA
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA/Freepik

A meta de todo administrador de e-commerce é ver o aumento de visitantes em seu site. No entanto, lidar mal com os picos de demanda pode ser potencialmente prejudicial para qualquer negócio, inclusive o online. Nenhuma marca quer decepcionar os clientes com um site lento, estimativas de entrega abaixo do esperado ou um sistema ineficiente de pagamento, que sofra ruptura em épocas de grande volume, como é o caso do Dia das Mães – a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, depois do Natal. 

Outro ponto de atenção é com relação à forma de pagamento. Com pouco mais de dois anos de existência, o Pix já ganhou a preferência dos consumidores, sendo a mais utilizada no Brasil. Somente em 2022, foram mais de 24 bilhões de transações pelo sistema, superando as operações com débito, DOC, TED, boletos e cheques juntas. Aliás, recentemente, o Brasil foi apontado como o segundo país que mais utiliza pagamentos instantâneos no mundo, atrás apenas da Índia. Portanto, ter um sistema que suporte um alto volume de processamento de dados de Pix faz toda a diferença.  

Ticiana Amorim, co-fundadora e CEO da Aarin, tech-fin especializado em Pix e embedded finance, explica que ter um sistema sem quebras de operação é fundamental para quem tem que lidar com picos de venda e se sair bem. A empresa, inclusive, foi responsável pelo processamento de pagamentos com Pix do Rock in Rio, evento que também gerou acúmulo de compradores de ingresso ao mesmo tempo. 

“Imagine que um e-commerce faz um grande investimento em marketing para aproveitar datas sazonais como o Dia das Mães e, no momento de concluir a venda e lucrar, tem uma queda de sistema. Por isso, todo o sistema operacional tem que estar preparado. A tecnologia que empregamos é capaz de suportar esses picos sem prejudicar as vendas, afinal, o objetivo é poder explorar ao máximo essas oportunidades”, aponta.

As vendas por Pix trazem inúmeros benefícios tanto para o consumidor quanto para o vendedor, que pode contar com mais agilidade no recebimento da venda, disponibilidade 24 horas por dia, agilidade no processo de estoque e logístico, além da diminuição da taxa de abandono de carrinho.

“Os pagamentos por Pix são um caminho sem volta. A tendência é de crescimento cada vez mais acelerado e é preciso estar preparado para seguir essa tendência e proporcionar uma boa experiência ao usuário. Ter um sistema robusto e regulamentado é primordial para evitar problemas com a operação. Todo administrador de loja virtual deveria investir em uma tecnologia completa, que esteja alinhada com as suas necessidades e não o deixe na mão nos principais momentos. Portanto, se você deseja lidar com o aumento de pedidos e aproveitar a demanda mais alta, terá que se antecipar, se preparar e saber como reagir aos picos de demanda”, encerra Ticiana. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »