MENU

10/05/2023 às 18h35min - Atualizada em 10/05/2023 às 18h35min

Apoio à classe é um desafio para a Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz

A coordenação está buscando a parceria da SEERT e outras instituições e empresas

Domingos Cezar
Gabriela Bonfim expõe demandas da Casa da Mulher Maranhense ao titular da SEERT, Paulo Sérgio Macedo - Foto: Domingos César
 
A Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz enfrenta um desafio de apoio e defesa à classe das mulheres, mas de maneira especial, as que se encontram em estado de risco permanente. Por essa razão, a coordenação da instituição do governo do estado vem buscando parcerias com órgãos, instituições e empresas visando minimizar o problema que, infelizmente, cresce a cada dia.

Violências como o feminicídio, sexual, estupro são combatidos com determinação por todas as mulheres que compõe ou que prestam serviços à Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz. “Temos feito uma faixa de 500 a 700 atendimentos a mulheres todos os meses, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, queixa-se a coordenadora, advogada Gabriela Barbosa Bonfim.

Na última segunda-feira (09), a coordenadora esteve reunida com o titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Região Tocantina – SEERT, Paulo Sérgio Macedo quando buscou apoio do secretário no sentido de colocar em prática novas ações, bem como, reforçar as que já estão sendo tomadas pela Casa, no intuito que essas medidas protetivas venham alcançar a todas as mulheres que procuram a instituição.

A coordenadora afirmou que está buscando parceria com empresários para que suas empresas admitam as mulheres que passaram por diversos cursos profissionalizantes e que agora estão aptas a entrarem no mercado de trabalho. Entre esses cursos Gabriela Bonfim destacou culinária, embelezamento, mecânica, construção civil, faxina, entre outros.

Após ouvir as demandas da coordenadora, o secretário observou que a SEERT já mantém relações de trabalho com a Secretaria de Estado da Mulher e sugeriu parceria imediata com o SENAI na realização de cursos profissionalizantes e em médio prazo, parceria com a SEIC – Secretaria de Estado do Comércio e Indústria, Regional do SEBRAE e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII.

Serviços – A coordenadora Gabriela Bonfim informou que a Casa da Mulher Maranhense em Imperatriz funciona 24 horas e conta com um atendimento humanizado. “Temos recepção, salas de acolhimento, abrigo de passagem com alojamento, brinquedoteca e demais dependências, que acolhe a todas em quaisquer circunstâncias”.
Garante que a Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz atende casos de violência familiar, violência sexual, casos de estupro e faz o encaminhamento desses casos aos órgãos de referência. “A instituição presta ainda serviços psicológicos e jurídicos, além de realizar ações de geração de emprego e renda a partir dos serviços do SINE Mulher”, conclui a coordenadora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »