MENU

10/05/2023 às 18h33min - Atualizada em 10/05/2023 às 18h33min

Diocese de Imperatriz faz memória dos 37 anos do assassinato de padre Josimo Tavares

Assessoria
Dom Vilson Basso, bispo diocesano - Foto: Padre Nonato / Diocese de Imperatriz
 
Para encerrar a Semana de Celebrações da Memória dos 37 anos do assassinato de Padre Josimo Tavares, a Diocese de Imperatriz realizou ontem, dia 10 de maio, dia de seu martírio, intensas  atividades. A programação iniciou logo cedo com uma alvorada, em frente ao Centro Pastoral, seguida de panfletagem com a divulgação das atividades do dia e a presença de dom Vilsom Basso, bispo diocesano.

Ainda ontem (10/05), às 19h, aconteceu a Santa Missa, na Catedral de Fátima, com presidência de dom Vilsom Basso, e concelebrada por padre Nonato, e participação das pastorais sociais.

A Semana, com diversas atividades, começou no dia 30 de abril na Rodovia Padre Josimo, antiga Estrada do Arroz, no Acampamento Viva Deus, região que tem uma história de resistência, luta e perseverança. O momento também marcou o encerramento da peregrinação do Ícone do Intereclesial das Ceb’s, na Diocese de Imperatriz.

São Luís - Em São Luís, a Comissão Pastoral da Terra Regional Maranhão (CPT–MA) lança a publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2022, com os dados referentes aos casos de conflitos no último ano, com ênfase para os registros do Maranhão.

Martírio - O padre negro de sandálias surradas, como era conhecido padre Josimo Tavares pelos agricultores, foi um grande missionário que lutava em defesa dos lavradores constantemente ameaçados por grileiros em decorrência dos conflitos de terra. Foi assassinado com dois tiros no dia 10 de maio de 1986, na cidade de Imperatriz (nas escadarias que levava a antiga Rádio Imperatriz, na Avenida Dorgival Pinheiro de Souza esquina com a Rua Godofredo Viana). Mandantes e executor foram presos e julgados, mesmo que alguns tardiamente. Os envolvidos no crime, em sua maioria, foram condenados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »