MENU

09/05/2023 às 19h12min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h00min

IBM apresenta plataforma Watsonx para impulsionar a próxima geração de modelos fundacionais para os negócios

Watsonx é uma nova ferramenta que será lançada para modelos-base e IA generativa, oferecendo uma plataforma, armazenamento de dados e um toolkit de governança.

SALA DA NOTÍCIA Celeste Luz
https:/www.ibm.com/watsonx
Divulgação IBM
Hoje, em sua conferência anual Think, a IBM (NYSE: IBM) anunciou o IBM Watsonx, uma nova plataforma de IA e de dados a ser lançada e que permitirá às empresas escalar e acelerar o impacto da IA mais avançada com dados confiáveis. As empresas que utilizam IA precisam de acesso a um conjunto de tecnologia completo que permita treinar, ajustar e implementar modelos de IA em toda a sua organização, incluindo modelos fundacionais e aprendizado de máquina, com dados confiáveis, com governança e velocidade, isso em um só lugar e em qualquer ambiente de nuvem. 
 
Com o Watsonx, a IBM está oferecendo uma plataforma de desenvolvimento de IA com modelos fundacionais de código aberto, selecionados e treinados pela IBM, acesso a armazenamento de dados que permitirão a coleta e limpeza de dados para treinamento e ajuste, além de um kit de ferramentas para governança da IA que proporcionará às empresas fluxos de trabalho de IA completos e contínuos, que tornarão a IA mais fácil para adaptar e escalar. 
 
"Com o desenvolvimento de modelos fundacionais, a IA para os negócios é mais poderosa do que nunca", disse Arvind Krishna, Presidente e CEO da IBM. "Os modelos fundacionais tornam a implementação de IA significativamente mais escalável, acessível e eficiente. Nós construímos o IBM Watsonx para atender às necessidades das empresas, de modo que os clientes possam ser mais do que apenas usuários e possam impulsionar seus negócios com IA. Com IBM Watsonx os clientes podem treinar e implementar rapidamente capacidades de IA customizadas em todo o seu negócio, mantendo o controle total de seus dados." 


Os clientes terão acesso ao conjunto de ferramentas, tecnologia, infraestrutura e conhecimento de consultoria para criar, ajustar ou adaptar seus próprios modelos de IA com seus próprios dados e implementá-los em escala em um ambiente aberto e confiável para impulsionar o sucesso do seu negócio. A plataforma IBM Watsonx consiste em três conjuntos de produtos exclusivos para abordar essas necessidades: 
 
IBM Watsonx. ai: uma plataforma empresarial de IA de última geração para treinar, testar, ajustar e implementar, tanto o aprendizado de máquina tradicional como as novas capacidades generativas de IA impulsionadas por modelos fundacionais através de uma interface de usuário aberta e intuitiva. A plataforma fornece uma ampla gama de modelos fundacionais, ferramentas de treinamento e ajuste e uma infraestrutura rentável que facilita todo o ciclo de vida de dados e IA, desde a preparação de dados até o desenvolvimento e monitoramento de modelos. Estima-se que estará disponível em julho de 2023. 
 
IBM Watsonx. data: armazenamento de dados para diferentes casos de uso, com base na arquitetura aberta lakehouse, otimizado para controle de dados e cargas de trabalho em IA, compatível com formatos de consulta, governança e open data para acessar e compartilhar dados. A solução pode gerenciar cargas de trabalho em ambientes locais e multicloud. Com esta solução para otimização de cargas de trabalho uma empresa pode reduzir custos de data warehouse em 50%¹. Estima-se que estará disponível em julho de 2023.
 
IBM Watsonx. governance: Um conjunto de ferramentas de governança de IA para permitir fluxos de trabalho de IA confiáveis. A solução operacionaliza a governança para ajudar a eliminar o risco, o tempo e os custos associados aos processos manuais e fornece a documentação necessária para gerar resultados transparentes e explicáveis. Também fornece os mecanismos para proteger a privacidade dos clientes, detectar proativamente os vieses e desvios em modelos e ajudar as organizações a atingir seus padrões de ética. Estima-se que estará disponível no final deste ano.
 
A IBM também planeja infundir os modelos fundacionais de Watsonx. ai em seus principais produtos: 
  • Watson Code Assistant: solução que deverá estar disponível no final deste ano e que aproveita a IA generativa para permitir que os desenvolvedores gerem códigos com um comando direto em inglês.
  • AIOps Insights: capacidades de AIOps aprimoradas com modelos fundacionais estimados para código e NLP (Natural Language Processing) para proporcionar maior visibilidade do desempenho de ambientes de TI, ajudando a resolver incidentes de maneira mais conveniente e econômica.
  • Watson Assistant e Watson Orchestrate: os produtos de trabalho digital da IBM deverão se combinar com modelo fundacional de NLP para melhorar produtividade e experiências do cliente.
  • Environmental Intelligence Suite: o IBM EIS Builder Edition deverá ser habilitado com o modelo fundacional geoespacial, permitindo que as organizações criem soluções que abordem e mitiguem os riscos ambientais com base em seus objetivos únicos. Disponível para preview no final do ano. 
 
No Think, a IBM também anunciará uma série de soluções adicionais que ajudam na adoção de IA: 
  • Nova oferta de GPU em IBM Cloud: ao abordar a necessidade de modelos fundacionais, a IBM anuncia uma nova oferta de GPU (Graphic Processing Units) em IBM Cloud, uma infraestrutura sob medida para IA, projetada para suportar as cargas de trabalho intensivas de computação das empresas. No final do ano, a IBM disponibilizará uma infraestrutura full stack de alto desempenho, flexível e otimizada para IA, entregue como um serviço em IBM Cloud para treinar e servir modelos fundacionais.
  • Centro de Excelência de IBM Consulting para a IA Generativa: A IBM Consulting anuncia seu Centro de Excelência para IA generativa com mais de 1.000 experts em IA generativa e planeja criar uma prática focada em watsonx que construirá e implementará watsonx para clientes. A IBM Consulting trabalhou com dezenas de clientes infundindo IA generativa com o IBM Watson e uma ampla gama de parceiros de ecossistema através de seu método comprovado IBM Garage.
  • IBM Cloud Carbon Calculator: um dashboard impulsionado por IA para permitir a clientes medir, rastrear, gerenciar e ajudar a relatar suas emissões de carbono associadas à sua jornada em nuvem híbrida ou multicloud. Baseada na tecnologia de IBM Research, o IBM Cloud Carbon Calculator estará disponível no final do ano. O dashboard complementa as soluções de sustentabilidade da IBM para ajudar as empresas a acelerar seus objetivos de negócios e sustentabilidade.
 
Acompanhe o evento em Orlando aqui. Think on Tour viajará várias cidades do mundo. Para mais informações, visite aqui.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »