MENU

09/05/2023 às 19h47min - Atualizada em 09/05/2023 às 19h47min

MPMA e TJMA alinham últimos detalhes para implantação de Central de Regulação de Vagas no Sistema Prisional

Redação: CCOM-MPMA com informações do CNJ e do TJMA
O presidente do TJMA, Paulo Velten e o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau - Foto: Divulgação / MPMA
 
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, reuniram-se, na manhã desta terça-feira, 9, na sede do TJMA, para alinhar os últimos detalhes do lançamento do projeto-piloto de implantação da Central de Regulação de Vagas no Sistema Prisional, que tem como objetivo organizar de forma permanente a ocupação nas prisões, garantindo ao Judiciário uma gestão qualificada dos fluxos de entrada e saída para evitar a superlotação nos estabelecimentos prisionais.

Participaram da reunião o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público do Maranhão, José Márcio Maia Alves; o coordenador-geral da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão TJMA, desembargador Ronaldo Maciel; o juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos; e a juíza da Central de Inquérito e Custódia Manuela Faria, que integra a comissão da Central de Regulação de Vagas.

O presidente do TJMA destacou o pioneirismo da iniciativa, que servirá de modelo para outros estados, pois garantirá que os juízes possam fazer o gerenciamento das vagas nas suas unidades, nos casos de prisões provisórias.

Eduardo Nicolau enfatizou o fato de o Poder Judiciário e o Ministério Público passarem a assumir o controle da regulação de vagas, contribuindo para reduzir a superlotação das unidades prisionais.

CENTRAL
A instituição da Central de Regulação de Vagas no Maranhão leva em consideração que a Constituição Federal assegura às pessoas presas o respeito à integridade física e moral e veda expressamente o tratamento desumano ou degradante e penas cruéis, entre outros critérios internacionais.

A atuação da Central de Regulação de Vagas Penais, instituída por meio de Ato Normativo Conjunto nº 12022, abrange tanto as pessoas em cumprimento de pena quanto aquelas submetidas à prisão provisória.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »