MENU

08/05/2023 às 15h33min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h00min

Phibro Saúde Animal destaca pilares do controle de Salmonella na AveSui América Latina

Atualmente, a Salmonella spp. lidera a lista de agentes de origem alimentar relacionados a produtos avícolas

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
A presença de agentes patogênicos nos alimentos gera grandes desafios à saúde pública é o risco é crescente. Atualmente, a Salmonella spp. lidera a lista de agentes de origem alimentar relacionados a produtos avícolas. Essa bactéria pode apresentar alta resistência a antibióticos, sendo atualmente uma ameaça global. O assunto foi abordado pela médica-veterinária Eva Hunka, gerente de produtos e serviços técnicos para biológicos da Phibro Saúde Animal, em palestra na AveSui América Latina, em Medianeira (PR).
"A prevenção das salmoneloses na indústria avícola exige a implementação de programas abrangentes de prevenção e controle. Entretanto, por ser uma doença tão complexa, não existe uma única medida de controle. Assim, é preciso realizar um trabalho intensivo para mitigar, conter e, principalmente, prevenir a persistência e a disseminação da bactéria nas aves e no ambiente", explica Eva, que é mestre em medicina veterinária preventiva pela Universidade Estadual Paulista (Unesp),
A especialista da Phibro alerta que em, em termos mundiais, S. Enteritidis e S. Typhimurium são os sorotipos mais importantes da bactéria em termos de riscos para a saúde pública. “No Brasil, a S. Heidelberg e a S. Minnesota também são consideradas ameaças e, nos últimos anos, a S. Infantis - cepa emergente de Salmonella - tornou-se muito relevante, causando surtos de enfermidades transmitidas por alimentos em diferentes países. Apesar dos esforços para controlar esta variante, sua prevalência em ambientes avícolas está em crescimento."
Alguns tipos de Salmonella podem ser considerados organismos transitórios que, ocasionalmente, são isolados e identificados. A maioria deles não costuma ser patogênica – ou seja, não causa enfermidade – e é possível eliminar com processos de limpeza e desinfecção de rotina. No entanto, há cepas que podem ser completamente estáveis em instalações avícolas, crescendo e formando populações residentes nas aves e no ambiente. Esses "sorotipos residentes" persistem por muito tempo, mesmo após limpeza e desinfecção rigorosas.
“A prevenção deve estar sempre no radar do avicultor. A recomendação é se concentrar em quatro pilares, os ‘4Ps’ do controle da Salmonella: Produtos, Processos, Pessoas e Proteção. As vacinas são, sem dúvida, a melhor ferramenta para o controle e a erradicação. Além de eficientes como imunizantes, têm excelente custo-benefício. Dentro de um frasco de vacina há muita tecnologia e diversos componentes que contribuem para o melhor resultado. Um destes componentes é o adjuvante, que, embora pouco discutido, é essencial para a promoção da proteção e inocuidade do produto", destaca Eva Hunka.
A Phibro Saúde Animal também conta com a mais alta tecnologia de gerenciamento do processo vacinal, o dispositivo pHi-Tech, que traz o processo de vacinação para a era 4.0. Totalmente alinhado ao objetivo da chamada "avicultura de precisão", o sistema permite que os trabalhadores da granja tenham uma visão ampla de todo o processo de vacinação, além da aplicação precisa, promovendo correções em tempo real e gerenciando os dados de todo o processo, com visibilidade de todas as informações da propriedade. “Como consequência, o sistema oferece eficácia à prevenção de doenças com alto potencial para impactar a produção de ovos – e também de carne”, finaliza médica-veterinária Eva Hunka.
Sobre a Phibro Saúde Animal  
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »