MENU

08/05/2023 às 18h34min - Atualizada em 08/05/2023 às 18h34min

Comida de mãe é comida com afeto

Ludmila Pereira de Araujo Souza *
No próximo domingo, comemoraremos o Dia das Mães. E, apesar de ser uma data bastante comercial, utilizada pra fomentar a economia, ainda assim acredito que esse período aflore muito nossos sentimentos.

Sem dúvida alguma, falar de mãe é falar de amor, de dedicação e de bastante afeto, inclusive quando pensamos na sua comida.

Lembro-me bem de uma situação hilária com a minha mãe, quando meu irmão cobrou dela formas mais calorosas e efusivas de carinho e ela respondeu a ele que, para ela, a forma dela demonstrar amor era tendo comida quentinha na mesa todos os dias.

Sempre que nos lembramos desse episódio, sorrimos bastante da forma convicta como ela falou e do seu conceito de amar. Mas parando um pouco pra refletir, percebo que minha mãe sempre teve razão no seu modo de demonstrar amor e com toda certeza, comida de mãe é sim puro afeto.

O ato de alimentar um filho começa desde a sua gestação, quando, através do cordão umbilical, somos nutridos pela nossa genitora.

Ao nascermos, nossa mãe continua sendo fonte de alimentação através do aleitamento materno. É lindo e surreal pensarmos que, como mulher, o nosso corpo tem a capacidade de produzir e oferecer o sustento de um filho.

Os anos se passam e a comida de mãe continua indo muito além de saciar a nossa fome. Elas representam a construção de memórias afetivas, estreitando ainda mais os laços de amor e carinho.

Lembro bem dos tantos bolos que minha mãe fez para mim durante minha infância. Quanta nostalgia! Hoje, eu também faço para os meus filhos, em busca de plantar essa mesma memória afetiva.

Caro leitor, hoje, meu texto está bem diferente, não é?! Realmente, desta vez, eu não vim aqui para falar do quanto o excesso de açúcar, sal e gordura nos fazem mal, tampouco reforçar que frutas, verduras e legumes são o combo perfeito para a nossa saúde.

Hoje, vim aqui simplesmente ressaltar como o amor de mãe é bom e como elas conseguem traduzir isso de infinitas formas, inclusive de comida.

E quer um conselho? Domingo, corre pra dar um abraço na sua mãe.

Seja um almoço ou um jantar ou um lanche mais especial ou mesmo um simples café preto com bolo caseiro que você partilhe com ela… Comida de mãe é comida com afeto. Aproveitemos!

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »