MENU

05/05/2023 às 18h53min - Atualizada em 05/05/2023 às 18h53min

Ações da Campanha Maio Amarelo percorre escolas

No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

SECOM-MA
A Fadinha do Trânsito, Bibi, e seus amigos Maria Sinaleira e Zé Plaquinha, animaram a criançada ao som da música Tic Tic Tac Bibi com direito, inclusive, a coreografia - Foto: Governo do Maranhão / Handson Chagas
 
O Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), está intensificando as ações do programa Detran Vai à Escola, neste mês com foco na Campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo a conscientização para redução de acidentes de trânsito.

As ações são realizadas pela Divisão de Educação e Orientação para o Trânsito do Detran-MA, e nesta sexta-feira (5), esteve no Centro Educacional Mundo Infantil, no bairro São Cristóvão, em São Luís.

O coordenador do Detran Vai à Escola, Pedro Almeida, falou da importância da iniciativa. “Estas crianças são passageiras, pedestres e futuros condutores, então, quanto mais cedo elas tiverem contato com noções de educação para o trânsito melhor para a sociedade. Por isso estamos aqui hoje, apresentando de forma lúdica, com esquetes teatrais, algumas orientações básicas, mas que fazem muita diferença”, informou.

E os alunos do Centro Educacional Mundo Infantil receberam com muito entusiasmo a trupe do Transitarte, o núcleo de artes formado por servidores do Detran-MA que realiza atividades lúdicas, performances musicais, encenações teatrais, contação de histórias e outras modalidades artísticas, relacionadas às boas práticas e comportamentos seguros no trânsito.

A encenação começou com a Fadinha do Trânsito, Bibi, e seus amigos Maria Sinaleira e Zé Plaquinha, que animaram a criançada ao som da música Tic Tic Tac Bibi com direito, inclusive, a coreografia.

A apresentação seguiu com Zémaforo, Asnoldo e El Burita, que deram dicas importantes de como atravessar sempre na faixa de pedestres, caminhar sempre pela calçada, respeitar a sinalização semafórica e usar o cinto de segurança.

A criançada se divertiu, aprendeu e aprovou a apresentação. “A gente se divertiu muito aprendendo. É muito importante porque a gente pode aprender sobre o trânsito desde criança e crescer sabendo como evitar qualquer tipo de acidente”, comentou João Marcelo, de 9 anos.

A diretora da escola, Leidiana Campos, informou que a ação realizada pelo Detran reforça o trabalho que já é feito na escola. “A gente já vem trabalhando esse tema com os alunos há uma semana e a gente fica muito feliz que o Detran realize essa ação junto às escolas porque vemos que os alunos reproduzem o que aprendem. Sempre ouvimos das mães e pais que os filhos conversam em casa sobre o que ouvem na escola e isso ajuda a chamar a atenção dos adultos”, disse.

A atividade faz parte do cronograma de ações que serão realizadas até o fim do mês em escolas da capital e outros municípios. Na quinta-feira (4), por exemplo, quem recebeu a visita do Detran Vai à Escola foi o Colégio Militar em Rosário.

Maio Amarelo - O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »