MENU

02/05/2023 às 18h53min - Atualizada em 02/05/2023 às 18h53min

Aberto oficialmente o “Maio Amarelo” para a prevenção de acidentes de trânsito

Durante todo o mês a Setran vai realizar uma vasta programação

João Rodrigues
Ascom-PMI
Ação na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, abriu o “Maio Amarelo’ - Foto: Divulgação / Ascom - PMI
 
Um pitstop na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, abriu oficialmente na manhã desta terça-feira (2), as atividades da campanha “Maio Amarelo” em Imperatriz. Durante um mês, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito, DET, vai realizar uma vasta programação relativa ao movimento que este ano completa dez anos e traz o slogan “No trânsito, escolha a vida”.

Com apoio de agentes de trânsito que controlaram o tráfego, a equipe do DET demarcou uma das faixas da avenida onde abordou condutores e fez a entrega de material informativo. Também foram explorados recursos visuais para chamar a atenção, como banners e balões na cor amarela. Crianças do programa “Agente de Trânsito Mirim” também participaram da ação. Uma delas usava uma roupa de anjo e ostentava uma faixa com a mensagem: “Um anjo protege, mas faça sua parte no trânsito, respeite a vida”.

“Nós lançamos hoje (ontem), oficialmente, o Maio Amarelo, que completa este ano dez anos. Este movimento é uma ação coordenada pelo poder público e demais entidades não-governamentais para conscientização da grande epidemia que tem no Brasil que são os acidentes de trânsito. Então todos precisam se preocupar com essas questões dos acidentes”, disse a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

A coordenadora ressaltou que o movimento tem por finalidade conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de adoção de mudanças comportamentais e o exercício da cidadania em prol de um trânsito humanizado.

A programação, mesmo em seu início, foi bem recebida por alguns condutores, segundo informou Marcos Vinicius Pereira Silva, do DET.

“Já recebemos bastante feedback da população que está passando aqui. Estamos fazendo algumas orientações, panfletagem com material educativo e as pessoas estão recebendo bem a campanha e durante este mês vamos fazer ações o Maio Amarelo pela vida”, disse o servidor.

Integrante do DET, Cristina Rodrigues lembrou que a ação de abertura, assim como as demais programadas para o mês, foram bem planejadas pelos profissionais do departamento com avaliação das melhores técnicas de abordagens e temas para chegar com o melhor entendimento ao público-alvo e atingir a meta de reduzir os acidentes de trânsito.

Programação
Terezinha Miranda informou que durante todo o mês serão realizadas palestras nas escolas, empresas e ações externas com abordagens a condutores e a população em geral.

Dentre as orientações que serão repassadas no período, estão o uso da faixa de pedestre com segurança, tanto por parte do condutor, quanto do pedestre. Uma “regra de ouro’, para o pedestre, é sempre atravessar pela faixa, mas na ausência dela, e em locais sem passarela, sem calçadas ou acostamento, andar no sentido contrário ao dos veículos e o mais distante possível da pista.

Aos condutores, também, é reforçado que estes precisam respeitar a faixa, não usar celular enquanto dirigem ou ingerir bebida alcoólica, entre outras substâncias que são proibidas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »