MENU

02/05/2023 às 13h21min - Atualizada em 02/05/2023 às 13h21min

Polícia prende hackers suspeitos de roubar dados bancários em Imperatriz e Fortaleza

Ascom-PC/MA
A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), da Delegacia Regional de Imperatriz e a Polícia Civil do Ceará, deflagrou na última sexta-feira (28) no município de Imperatriz e Fortaleza, capital do Ceará, uma operação policial voltada a desarticulação do grupo criminoso suspeito da prática de crimes cibernéticos sobretudo phishing (roubo de dados) bancários através de falsos anúncios na internet, dentre outros delitos digitais ainda em apuração. Como resultado da operação, duas pessoas foram presas.

As investigações constataram indícios de lavagem de dinheiro, sendo determinado o bloqueio judicial dos bens e contas dos investigados na importância de R$2.556.247,00 milhões de reais e mandados de busca e apreensão em endereços situados nas cidades Imperatriz e Fortaleza.

No momento do cumprimento aos mandados de busca domiciliar, os suspeitos estavam em plena operação, sendo identificados mais de 50 sites falsos abertos, de plataformas de vendas de passagens aéreas, sites de secretarias de fazenda de diversos estados e DETRANS, inclusive do estado do Maranhão, dentre diversos outros (São Paulo, Amazonas, Alagoas, Goiás, Pará, Acre). Vários “logins” de Google ADS também estavam abertos para postagem dos falsos anúncios que direcionavam para as páginas falsas. Além disso, foram encontrados vários cartões de crédito e documentos falsos. Os policiais ainda apreenderam cinco veículos e vários objetos de valor.

O DCCT acredita que os delitos praticados pelo bando criminosos, ocasionou diversos prejuízo para pessoas físicas, setores de administrações estaduais e demais plataformas que deixaram de receber os valores, os quais eram desviados em favor dos suspeitos que ostentavam vida luxuosa.

Os bens e petrechos utilizados para prática do crime e auferidos com o mesmo estão sendo apreendidos e ainda está sendo estimado o alcance e o número de vítimas das fraudes. Diante do farto material encontrado e do “escritório do crime” em pleno funcionamento a perícia forense do Ceará fora acionada para auxiliar nos trabalhos de busca naquele Estado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »