MENU

30/04/2023 às 20h50min - Atualizada em 30/04/2023 às 20h50min

Comitiva está a caminho de comunidade indígena atacada por garimpeiros

Informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Grupo interministerial vai a Uxiú, na Terra Indígena Yanomami, onde três indígenas foram atingidos por tiros; um deles morreu.

Alex Rodrigues
Agência Brasil - Brasília
Informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara - © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

   
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, anunciou pelas redes sociais o envio de uma comitiva interministerial à comunidade Uxiú, na Terra Indígena Yanomami, que foi invadida por garimpeiros na tarde desse sábado. No ataque, um yanomami morreu após ser atingido por um tiro e dois baleados foram transportados para a capital de Roraima, Boa Vista, onde estão internados no Hospital Geral de Roraima (HGR).

Segundo a ministra, foi solicitado apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a Polícia Federal (PF) investigue o caso.

Sônia também destacou que, embora tenha se agravado nos últimos anos, a invasão criminosa da Terra Indígena Yanomami é um problema histórico. “A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e, mesmo com todos os esforços [que estão] sendo realizados pelo governo federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território”, escreveu a ministra.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que tomou conhecimento dos crimes ocorridos no território Yanomami e enviará uma comitiva ao local nesta segunda-feira (1⁰). "Irão a Roraima o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, o diretor da Força Nacional, coronel Fernando Alencar e o Diretor de Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire", diz a nota.

O ministério informa ainda que duas equipes da Polícia Federal já estão na comunidade indígena, onde ouviram testemunhas e realizaram perícias. "Outras diligências seguem em andamento para identificar e prender os autores de crimes, enquanto as ações de desintrusão [desocupação] dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação", acrescentou o ministério.

Matéria alterada às 16h22 para incluir informações da nota do Ministério da Justiça. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »