MENU

29/04/2023 às 20h42min - Atualizada em 29/04/2023 às 20h42min

Setur realiza ações itinerantes no município de Tutóia

Da Assessoria
Setur/MA
Qualificação profissional - Foto: Divulgação
   
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), deu início à primeira edição das ações itinerantes de 2023, com a oferta de cursos de qualificação profissional, cadastro e palestras para artesãos, além de visitas a estabelecimentos da cidade por meio da blitz do Programa “Mais Infância Mais Turismo”. A primeira cidade a receber as ações foi Tutóia (MA), que faz parte do Polo Lençóis e Delta. As atividades foram realizadas no período de 24 a 28 de abril, pela Superintendência do Polo Lençóis e Delta, em parceria com a prefeitura.

Durante os cinco dias de ações, técnicos da equipe da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, da Setur, percorreram o município de Tutóia e também a comunidade do Arpoador, importante atrativo turístico da localidade. Foram qualificadas 75 pessoas, com os cursos de “Técnicas de Arrumação para Camareira”, “Mídias Sociais para o Turismo”, “Qualidade no atendimento para Bares e Restaurantes” e “Técnicas de Comercialização e Vendas para Artesãos”, com carga horária de oito horas.

Nas ações, foram também efetuados cinco novos cadastros de artesãos das tipologias de fibra de buriti, produtos naturais, escama de peixe, peças de coco e fibra de carnaúba. Os artesões formalizados são inseridos na base de dados junto ao Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), para emissão da carteira nacional do artesão, que é fornecida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), além da realização de uma palestra sobre o PAB para os novos cadastrados.

Dando continuidade às ações, as técnicas da Setur-MA, que desenvolvem o programa Mais Infância Mais Turismo, sensibilizaram cerca de 100 crianças e adolescentes das escolas Almeida Galhardo e São Judas Tadeu, por meio de palestras sobre abuso e e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Também foram realizadas 16 visitas a estabelecimentos para a sensibilização de empresários sobre a importância do Cadastur e para coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio da blitz do Programa “Mais Infância Mais Turismo”. Na ocasião, os participantes receberam materiais informativos como cartazes, adesivos, que foram afixados em áreas de fácil visibilidade nos estabelecimentos visitados.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o Governo do Estado tem a missão de buscar mais proximidade com os municípios, a geração de emprego, renda, o bem-estar da população e desenvolvimento do turismo no Maranhão. “A Setur, junto com o governador Carlos Brandão, está fazendo um trabalho de municipalização do turismo em todo o estado. As ações itinerantes da secretaria levam ao nosso trade condições de aprimoramento dos seus conhecimentos. Com isso, ganha a população local e os visitantes, que serão bem recebidos”, destacou a gestora estadual do Turismo, Socorro Araújo.

Durante a ação, a Superintendência do Polo Lençóis e Delta esteve reunida com o secretário de Turismo de Tutóia e presidente da IGR dos lençóis e Delta, Patrick Araújo, iniciando as atividades de cadastro de empresas no CADASTUR. “Vamos integrar para melhor o desenvolvimento turístico da região”, afirmou.

Na quinta-feira (27), a Superintendência do Polo Lençóis e Delta participou de reunião com a Instância de Governança Lençóis e Delta no Povoado de Cana Brava, em Água Doce do Maranhão.

Professora e técnica de segurança do trabalho, Valdinires Araújo, 38 anos, é uma das alunas capacitadas com o curso de Técnicas de Arrumação para Camareira e revelou sua satisfação com o aprendizado adquirido.

“Gostei de participar do curso. Acho muito importante para que as pessoas estejam cada vez mais preparadas a fim de atender melhor os turistas, e que possa atrair cada vez mais visitantes para a região e, assim, melhorar a qualidade de vida e o nosso local de trabalho. Espero também que, com o conhecimento adquirido, eu possa até repassar para outras pessoas”, revelou a aluna.

Para o superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Motta, a Setur tem trabalhado para reforçar a melhoria das atividades e serviços turísticos em toda a região.

“Fomos bem recepcionados e o número de pessoas contempladas com os serviços ofertados foi bem significativo. Isso mostra o interesse da população em adquirir aprendizado e, dessa forma, melhorar as atividades e serviços turísticos oferecidos no município”, frisou o superintendente.

No período de 08 a 13 de maio, acontecerão simultaneamente ações itinerantes nos polos Lençóis e Delta, e Floresta dos Guarás.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »