MENU

28/04/2023 às 17h45min - Atualizada em 29/04/2023 às 00h00min

Hidrovias conectadas: prioridade para o agro

Comunicação integrada via IP ajuda na coordenação e controle dos equipamentos, caminhões, silos e unidades de processamento para aumentar a produtividade

Daniela Nucci
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA

    
Apesar do importante papel para reduzir custos no agronegócio, as hidrovias ainda são pouco exploradas em nosso País.  Apesar do setor portuário brasileiro registrar bons números, ainda é preciso incentivar a logística do comércio nacional através desse modal, que ainda tem um alto potencial de crescimento. Navios representam 90% do transporte mundial. Já no Brasil, o modal mais utilizado é o rodoviário, responsável por 61,1% das cargas transportadas. O transporte aquaviário é apenas o terceiro mais utilizado, com 13,6%, segundo dados do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado em fevereiro deste ano.

A necessidade de investimentos em tecnologia, infraestrutura e logística é fundamental para o agro brasileiro continuar competitivo, contribuindo para o aumento do PIB e do sucesso da balança comercial.

Não basta todo o esforço dentro da porteira, aprimorando os processos de produção agrícola, se os avanços com as inovações, como sistemas de sonorização em máquinas e implementos, planejamento etc., não estiverem na mesma sintonia.


“A comunicação integrada é fator chave da produtividade no campo. Máquinas agrícolas têm elevado custo que necessitam produzir o maior número de horas possível. A coordenação e controle dos equipamentos, caminhões, silos e unidades de processamento são fundamentais e necessariamente precisam de comunicação”, destaca Claudio Lollato Malheiro (foto), um dos sócios da Malborg Tecnologia, empresa nacional, desenvolvedora e distribuidora de soluções integradas, a presença da tecnologia ocorre em todas as etapas da produção no agronegócio.

Ele diz que os investimentos na área são recorrentes entre os que buscam eficiência, produtividade e redução de custos, resultando em produtos competitivos dentro e fora do país.

E reforça o papel da comunicação integrada para auxiliar nas projeções de safra recorde de grãos no Brasil, ou mesmo crescimento mundial do setor. “Desenvolvemos produtos para auxiliar no crescimento do agronegócio, como sistemas de sonorização automáticos integrados com rádios comunicadores, telefonia e anúncios de voz.”

“Esta rede conectada facilita a comunicação em tempo real, fazendo com que organizações tomem as melhores decisões rapidamente, reduzindo perdas e aumentando a produtividade”, diz o empresário.

Graças aos sistemas de sonorização, a Malborg Tecnologia centraliza o processo de comunicação para o produtor gerenciar com eficiência toda logística de sua produção e, assim, reduzir custos e aumentar a produtividade.

A empresa tem vários exemplos que destacam o uso da tecnologia como uma resposta a necessidade de uma conexão cada vez mais rápida e otimizada, assim como de mais agilidade e integração da comunicação.

Para saber mais, acesse www.malborg.com

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »