MENU

27/04/2023 às 21h30min - Atualizada em 27/04/2023 às 21h30min

Maranhão intensifica treinos físicos para encarar maratona do Brasileirão da Série D

Comissão técnica do Bode traça planos no dia a dia do clube, em busca do equilíbrio físico do time quadricolor, até o dia da estreia na competição, previsto para maio, contra o Atlético-CE

Matheus Sampaio
Elenco do Maranhão em treino no Parque Valério Monteiro - Foto: Paulo Soares
 
O Maranhão se prepara para uma etapa diferente na temporada. Em algumas semanas, o time começa a sua jornada na Série D do Brasileiro, competição que vai exigir muito da parte física dos atletas, que enfrentarão longas viagens para fora do estado, pela primeira vez no ano.

O elenco quadricolor vai percorrer no mais de cinco mil quilômetros, em no mínimo sete partidas fora de casa. Um desafio paralelo, além dos adversários.

Em comparação com a disputa do Estadual, o time só fez uma viagem para fora de seus domínios. Na partida contra o Cordino, ainda em janeiro, foram quatrocentos e quarenta e seis quilômetros percorridos até chegar em Barra do Corda. Na sequência, todos os outros duelos como visitante foram disputados na capital maranhense, alternando entre o Castelão e o Nhozinho Santos. Para a comissão técnica, o planejamento está no equilíbrio das atividades para aguentar algumas maratonas que o Brasileirão proporciona aos clubes.

“A carga de trabalho agora está sendo bem mais intensa. É um ritmo de uma pré-temporada mesmo, para tentar intensificar ao máximo essa preparação, afinal de contas, são 14 jogos nessa maratona. Ainda mais quando se tem viagens longas, dobrando o desgaste do elenco”, afirma Alan Robson, preparador físico do Maranhão.

E olha que faz muito tempo que o clube não encara uma viagem para fora do estado. Para se ter uma ideia, a última vez que isso aconteceu foi em junho de 2019, justamente pelo Brasileirão da Série D, enfrentando o Altos-PI, na última rodada da fase de grupos.

Mas o Maranhão teve e vem tendo muito tempo para se planejar até o dia do primeiro compromisso como visitante. Antes de enfrentar o Tocantinópolis, na segunda rodada, o time vai esquentar o motor em casa, para não pegar estrada sem dar antes aquela revisão na parte física.

“Estreia dentro de casa nos coloca em um fator fundamental, por jogar em um gramado que a gente conhece. Vai servir também de fase para aclimatação do elenco na parte física, depois de algum tempo sem jogar. Assim, teremos um base de dados maior em nossa preparação para o segundo jogo fora de casa”, destacou Alan.

A estreia do Maranhão no Brasileirão da Série D será diante do Atlético-CE. A previsão é que a partida aconteça no dia 6 de maio, no Nhozinho Santos. A CBF ainda vai divulgar a tabela detalhada da competição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »