MENU

26/04/2023 às 18h03min - Atualizada em 27/04/2023 às 00h00min

Eletronet apresenta solução IP MultiPoP

Novo produto da família IP garante redundância e resiliência às operadoras e ISPs e inaugura calendário de lançamentos previstos para 2023.

SALA DA NOTÍCIA Capital Informação
Capital Informação
Foto: Divulgação-SALA DA NOTÍCIA / Capital Informação
A Eletronet - fornecedora de serviços de Telecom e conectividade IP por rede de fibra óptica em OPGW – anuncia o lançamento do IP MultiPoP. A solução chega para complementar a família de produtos IP, atendendo uma necessidade de mercado identificada junto aos clientes.

De acordo com o diretor comercial da Eletronet, Cassio Lehmann, o lançamento do IP MultiPoP abre a temporada de ofertas disruptivas e inovadoras previstas para 2023. Ele acrescenta que a nova solução está disponível para toda a base de clientes, sendo recomendada especialmente para ISPs (provedores de serviços de internet) e operadoras de telecomunicações com tráfego IP acima de 10Gb ou com mais 20 mil assinantes, como alternativa de backup ou para otimizar a gestão de tráfego.

 

Backup e gestão de tráfego

O novo IP MultiPoP oferece uma arquitetura de rede distribuída na qual ISPs e operadoras de telecomunicações conectados aos PoPs (Point of Presence, ou ponto de presença) remotos da Eletronet podem utilizar os PoPs Core da companhia, localizados em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Segundo o gerente de Produto da Eletronet, Célio Mello, essa estratégia de redundância é importante para assegurar que os serviços de telecomunicações sejam mais confiáveis para os usuários, garantindo a continuidade dos serviços até mesmo em caso de falhas do PoP principal.

“Se um ponto de presença (PoP) cair, pode haver uma interrupção nos serviços de telecomunicações fornecidos a partir daquele local. Com a solução IP MultiPoP, o tráfego é roteado para o PoP Core da Eletronet, contratado com base em fatores como latência e infraestrutura, uma vez que o provedor precisa ter uma rede para alcançar o segundo PoP”, explica Mello. Ele afirma que o serviço MultiPoP é cobrado por acionamento, onde o cliente paga proporcionalmente à utilização.

 

Escalabilidade e segurança

O gerente de Produto acrescenta que, adicionando mais pontos de presença à rede, o provedor ou operadora pode expandir sua área de cobertura e escalabilidade para lidar com um número crescente de usuários, sem sobrecarregar um único PoP. Outro benefício do novo IP MultiPoP é o aumento da segurança, uma vez que, com vários PoPs espalhados geograficamente, a rede é menos vulnerável a ataques maliciosos que possam ter como alvo um único PoP.
 

Família IP

A família de soluções IP da Eletronet inclui o Full IP, que dá acesso aos conteúdos nacionais e internacionais; o IP Brasil, que dá acesso à rede de 17 PIXs espalhados pelo País - oferecendo uma opção mais competitiva para conteúdos nacionais e o Burstable IP (que oferece consumo e pagamento flexíveis, de acordo com a necessidade do cliente).
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »