MENU

25/04/2023 às 18h43min - Atualizada em 25/04/2023 às 18h43min

Comissão promove 1º Seminário dos Povos Originários no Congresso Nacional

Evento é realizado no contexto do Acampamento Terra Livre, que reúne etnias e organizações indígenas e indigenistas

Agência Câmara de Notícias
19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
 
A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados promove na quinta-feira (27) o “I Seminário dos Povos Originários no Congresso Nacional”. O evento, solicitado pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), é realizado no contexto da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que reúne até a sexta-feira (28), em Brasília, diversas etnias e organizações indígenas e indigenistas.

Célia Xakriabá explica que o ATL acontece anualmente e reúne uma multiplicidade de povos, provenientes de vários biomas do País, para discutir as violações dos direitos indígenas e reivindicar o cumprimento das leis por parte do governo federal brasileiro, além da adoção de novas medidas que se fizerem necessárias. Atualmente, é considerado o mais importante evento indígena do País, devido à sua dimensão nacional e continuidade temporal.

“A realização deste seminário é uma excelente oportunidade para que parlamentares e a sociedade em geral acessem a atualidade dos debates da pauta indígena com relatos de representantes das diversas etnias que estão em Brasília e, a partir disso, estabeleçam diálogos legislativos e se comprometam com a defesa de seus direitos”, afirma a deputada.

No seminário, serão realizadas duas mesas-redondas com a presença de lideranças dos povos indígenas e representantes da sociedade civil ligados às questões. A primeira delas terá como tema projetos de lei que impactam as vidas indígenas. A segunda vai abordar a aliança dos povos do norte ao sul do País.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »