MENU

24/04/2023 às 19h19min - Atualizada em 24/04/2023 às 19h19min

Imperatriz perdeu Carlos Brandão

Ele foi um dos fundadores da Renovação Carismática Católica na cidade

Raimundo Primeiro
 
Morreu na tarde de sábado, 22, em decorrência de complicações de um câncer, Carlos Alberto Brandão, aos 63 anos. Ele estava internado no Hospital São Rafael, Centro. Há 30 anos, lutava contra a Policitemia Vera (PV), doença que afeta o sangue.

Brandão, como era mais conhecido, nasceu em Floriano (Piauí), em 30 de dezembro de 1959. Residia em Imperatriz desde os 3 anos. Trabalhou na Dimapi (Distribuidora Maranhão Piauí), na Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), com o empresário Licínio Cortez, e na Companhia Energética do Maranhão (Cemar).  

Integrante ativo da Igreja Católica, Brandão foi um dos responsáveis pela fundação da Renovação Carismática (RCC) em Imperatriz, na década de 90. Devoto declarado de Maria, há vários anos, frequentava a Igreja Nossa Senhora de Fátima (hoje Catedral), localizada próxima a residência de seus pais, na rua Simplício Moreira, no Centro.

Brandão colaborou com O PROGRESSO, escrevendo a Coluna “Passado, teu nome é saudade”, com o qual mantinha uma página no Facebook, tornando públicas as histórias dos veteranos, imperatrizenses e/ou não, mostrando de que forma eles contribuíram com a cidade.

Vascaíno, Brandão ajudou na organização da missa de sétimo dia para Roberto Dinamite, ídolo do Gigante da Colina, celebrada na Catedral de Fátima, em 14 de janeiro, sábado pela manhã.

Brandão era filho de Mário Brandão e da professora Maria Luiza. Casado com Irani de Fátima, deixou dois filhos: Miriam e o jornalista Carlos Henrique. Tinha um irmão, o cerimonialista Francisco Brandão.

A Catedral de Fátima, por meio do seu pároco, padre Eliezer Cezar de Paiva, emitiu nota de pesar pelo falecimento de Carlos Brandão.

A missa de corpo presente foi realizada na Catedral de Fátima, na tarde de domingo, e contou, entre outros, com a presença do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.

ESTUDO – Brandão se ausentou de Imperatriz durante 3 anos, período que foi estudar fora. Cursou o 2º grau, hoje Ensino Médio, na Escola Santa Teresinha.

Fez vestibular em São Luís e Belém do Pará. Tentou ingressar no Curso de Economia.

SOBRE A DOENÇA - A Policitemia Vera faz parte de um grupo de cânceres de sangue, conhecido como neoplasias mieloproliferativas (NMP), consistindo em um aumento de todas as células sanguíneas, especialmente dos glóbulos vermelhos (enritrocitoe). (Fonte: Dasa Genômica)

 
NOTA DE PESAR/CATEDRAL DE FÁTIMA

Saúde e paz a todos!
Nossos sinceros sentimentos à família Brandão, por ocasião do falecimento, PÁSCOA ETERNA, de nosso irmão querido, sr. CARLOS BRANDÃO, pai e esposo, paroquiano de nossa Catedral de Fátima, um dos precursores da RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA em nossa cidade e Diocese de Imperatriz.
Em nome da comunidade paroquial de nossa Catedral, manifesto a toda família, na pessoa de dona Irani, sua amada esposa, nossos sinceros pêsames.
“Eu sou a ressurreição e vida, aquele que crê mesmo que morra, vai viver e todo aquele que vive e crê não morrerá jamais.”
(Cf. Jo 11)
Em Cristo,

Padre Eliezer.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »